Câmara Muncipal de Jacareí aprova projeto de lei que obriga as escolas municipais a comunicarem
 o excesso de faltas dos alunos

 

A Câmara Municipal de Jacareí aprovou na sessão ordinária de terça-feira, dia 23 de junho, projeto de lei de autoria do vereador Itamar Alves (PDT) que obriga as escolas da rede municipal comunicarem o excesso de faltas dos alunos aos pais, Conselho Tutelar e ao Anexo da Infância e da Juventude. Foram 12 votos favoráveis.

Itamar afirmou que a evasão escolar sempre foi um grave problema nas escolas públicas, devido a grande quantidade de atividades que os pais têm e não conseguem, em alguns casos, acompanhar a evolução da vida escolar de seus filhos.

“A ausência de alunos nas escolas acontece por diversos motivos, principalmente pelo desinteresse dos alunos pelos estudos e isso pode gerar como consequência o acesso às drogas, ao álcool e às más companhias, levando a repetência por faltas e dificuldades no aprendizado”, disse Itamar.

De acordo com o vereador, o projeto prevê a comunicação das faltas dos alunos por escrito quando for atingido o limite de 20% de faltas no mês, como cautela para que o aluno não atinja o limite de 25%.

Cartilha - Os vereadores também aprovaram por sete votos o recurso referente à manifestação sobre parecer da assessoria jurídica da Câmara ao projeto de decreto legislativo que autoriza a Casa a confeccionar a cartilha “Conhecendo a Câmara”.

Segundo Laudelino Amorim (PT), autor do projeto de decreto legislativo, a definição das confecções das cartilhas cabe à Mesa Diretora, mas nada impede os vereadores de apresentarem um projeto de decreto legislativo sugerindo a implantação das cartilhas. “Esse seria um instrumento usado pelos cidadãos que querem se aprofundar mais nas questões políticas da cidade”, afirmou Laudelino.

A Câmara Municipal de Jacareí aprovou por aclamação o projeto de lei que denomina a rua José Antonio Matias, no Jardim Santa Maria, de autoria do vereador Laudelino Amorim, e a propositura do vereador Prof. Marino (PT) que nomeia a Emei Professor Márcio Aparecido de Moraes.

Os vereadores adiaram para a próxima sessão o projeto de lei que dispõe sobre área integrante da zona especial de interesse social, do vereador Itamar Alves (PDT). Também foi adiado a propositura que institui no calendário oficial da cidade a “Festa de São Benedito”, do vereador Adriano da Ótica (PPS).

Tribuna Livre - A presidente da Associação Jacareiense dos Diabéticos, Maristela Prilips, utilizou a tribuna livre para explanar sobre o lançamento da insulina rápida em Jacareí, a disponibilização de canetas para aplicação do medicamento para os diabéticos, a quantidade de medicamentos que serão distribuídos na cidade, entre outros detalhes.

 


Fotos: Marcelo Machado / CMJ                                                                                                                                                                                       


Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador Itamar Alves (PDT) que obriga as escolas municipais a comunicarem o excesso de faltas dos alunos aos pais, Conselho Tutelar e ao Anexo da Infância e da Juventude



download


 

   


A presidente da Associação Jacareiense dos  Diabéticos, Maristela Prilips, usou a tribuna livre para falar sobre o lançamento da insulina rápida e meios de aplicação que estarão à disposição dos diabéticos de Jacareí


download

 


O vereador Laudelino Amorim (PT) homenageou José Antonio Matias com nome de rua, no Jardim Santa Maria. A homenagem emocionou os familiares presentes na sessão


download

 

   
Prof. Marino (PT) com familiares de Márcio Aparecido de Moraes, que foi homenageado com nome de escola pela iniciativa do vereador

                         

                            
download