A Câmara Municipal de Jacareí, por meio do projeto Câmara Jovem, oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo, o cotidiano e as funções desta Casa de Leis e de nossos vereadores.
Criado em 2003 por meio de decreto legislativo, o Câmara Jovem de Jacareí tem por objetivo ampliar e solidificar a participação política da juventude estudantil da cidade nas discussões de problemas sociais. Envolvendo as escolas e estudantes do município na elaboração de projetos de lei, vivenciando na prática o trabalho do vereador.
Durante o ano, a Câmara oferece aos jovens noções gerais sobre a estrutura administrativa do Município e conhecimento das atividades legislativas, proporcionando aos alunos informação sobre a função do vereador e o papel principal de um representante da população junto ao poder municipal.
Como Participar?
Anualmente, um ofício é enviado a todas as escolas públicas e particulares do município de Jacareí, comunicando o prazo de inscrição e as condições para que as interessadas em participar do projeto indiquem um estudante. É também por meio de ofício que as escolas devem enviar os dados do estudante, impreterivelmente até a data limite para inscrição. O documento deve ser endereçado à Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Jacareí, localizada a Praça dos Três Poderes, 74, centro.
A cada ano revezam-se alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, conforme determina o decreto. Em razão do número de vereadores, apenas 13 estudantes serão inscritos a cada ano, um de cada estabelecimento de ensino, conforme ordem de recebimento. Portanto, as 13 primeiras escolas a enviar o nome de seus alunos poderão participar da edição do respectivo ano, encerrando automaticamente as inscrições.
Durante a cerimônia de posse, que acontece no plenário do Legislativo, é realizado um sorteio para direcionar cada aluno a um gabinete de vereador. Cada estudante acompanhará o trabalho de um dos 13 vereadores de Jacareí. Depois de empossados, os alunos cumprem uma agenda educativa elaborada pela Câmara.