Diretor do Ciesp fala
sobre 'Indústria e Sexta-feira • 08/10/10 Na última quinta-feira, dia 7, os integrantes da Câmara Jovem participaram de um bate-papo com o diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Jacareí, José Carlos Pelóia, que abordou o tema “Indústria e Desenvolvimento”. Pelóia abordou a atuação e a estrutura do Ciesp, fundado em 1928 em razão da necessidade de representatividade da categoria industrial. De acordo com Pelóia, o Ciesp orienta os associados quanto às políticas econômico-sociais de interesse do setor, e está dividido em 42 regionais em todo o Estado. No Vale do Paraíba a entidade possui três regionais: Jacareí, abrangendo três cidades; São José dos Campos, com oito; e Taubaté, responsável por 23 cidades. No âmbito de Jacareí, Pelóia esclareceu que o Ciesp possui representantes nos conselhos municipais das diversas áreas abrangidas pela prefeitura – desenvolvimento econômico, habitação, saúde etc. “Atuamos para conduzir estudos de interesse para a classe produtiva, na prestação de serviço aos associados, realização de eventos e feiras, no intercâmbio com associações de outros segmentos e na cooperação com o Poder Público”, explicou Pelóia, salientando algumas questões prioritárias com impacto para a indústria, como tributação, infraestrutura, meio ambiente, financiamento e desburocratização, política comercial, inovação, entre outras. O diretor do Ciesp esclareceu para os vereadores jovens que o imposto embutido nos produtos gera encarecimento, prejudicando a competitividade do setor produtivo, principalmente no mercado externo. Outro aspecto debatido por Pelóia foi a atuação dos grupos de trabalho que integram a instituição: o MR9, que trata das macrorregiões; o GTPME, referente às pequenas e médias empresas; GT Sênior, sobre as grandes indústrias e multinacionais; GTMA, a respeito de meio ambiente; e NJE, o Núcleo de Jovens Empreendedores. Pelóia destacou também os diversos veículos de comunicação mantidos pela entidade, como o Blog do Ciesp Jacareí e a TV Interativa Ciesp, além da pesquisa Neri (Nível de Emprego Regional da Indústria), que acompanha a evolução do nível de emprego na indústria paulista. José Carlos Pelóia concluiu a palestra ressaltando a importância do ser humano em todo o processo produtivo. “Sem as pessoas a indústria é um aglomerado de máquinas. O ser humano é quem fornece o aporte de conhecimento que direciona todas as ações do setor. São as pessoas que consomem, são elas que promovem a inovação”, comentou. Próxima etapa – Indústria foi o último tema a ser debatido com os vereadores jovens. No próximo encontro os estudantes vão começar a desenvolver os projetos. Todas as palestras ministradas à Câmara Jovem fornecem subsídios para os estudantes elaborarem seus projetos, que serão apresentados no início de dezembro durante a sessão especial da Câmara Jovem.
Saúde e qualidade de vida são temas de palestra da Câmara Jovem de Jacareí Sexta-feira • 24/09/10 A coordenadora de Esporte e Lazer do Sesi de Jacareí, Cláudia Anatália dos Anjos, foi a convidada desta sexta-feira, 24 de setembro, para falar do tema “Saúde e Qualidade de Vida” aos vereadores jovens de Jacareí. Cláudia ressaltou que a qualidade de vida começa com uma mudança de comportamento. “Comportamento positivo gera saúde; comportamento de risco, leva a doenças e até à morte. Portanto, procurem ser ativos: em vez da escada rolante, prefiram a convencional”, recomendou. Ela lembrou que hoje é cada vez males como a obesidade, hipertensão e diabetes ocorrem em pessoas cada vez mais jovens. A palestrante também observou que existe uma grande diferença entre o esporte praticado por muitos atletas profissionais, que envolve pressão e estresse muscular, e a atividade física saudável. “O ideal é praticar 30 minutos de exercícios moderados, na maioria dos dias da semana, de forma contínua ou acumulada”, explicou. A coordenadora esportiva do Sesi mostrou os cinco aspectos fundamentais para uma vida saudável: nutrição, controle do estresse, atividade física, relacionamento social e comportamento preventivo. Ao final da atividade, foi feita uma dinâmica com o grupo, em que cada um descreveu seu próprio “remédio” para melhorar a qualidade de vida. Atividades – A palestra sobre saúde e qualidade de vida faz parte do cronograma de atividades do projeto Câmara Jovem. O objetivo é envolver jovens estudantes na discussão dos problemas sociais e na elaboração de propostas para solucioná-los. As palestras são ministradas por profissionais especializados sobre temas variados. A finalidade é fornecer subsídios para os vereadores jovens elaborarem seus projetos, que serão apresentados no final de novembro durante a sessão especial da Câmara Jovem. Os vereadores já participaram de palestras sobre o funcionamento da Câmara, Cidadania e Meio Ambiente. No dia 7 de outubro os jovens vão participar da palestra com o diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Jacareí, José Carlos Pelóia, que abordará o tema Indústria e Desenvolvimento.
Vereadores jovens
visitam Terça-feira • 14/09/10 Na última sexta-feira, 10 de setembro, os vereadores jovens visitaram as dependências do Fórum e da Prefeitura Municipal de Jacareí. Os estudantes, acompanhados pela vereadora Rose Gaspar (PT), conheceram o funcionamento dos poderes Executivo e Judiciário, onde foram recebidos pelo prefeito em exercício Adel Charaf Eddine (PPS) e pelo juiz de Direito e diretor do Fórum de Jacareí, Fernando Henrique Pinto, respectivamente. O prefeito em exercício Adel Eddine bateu um papo com o grupo de estudantes, destacando alguns programas e iniciativas do governo municipal. O prefeito lembrou o campeonato de balonismo realizado recentemente em Jacareí, mencionou as atividades oferecidas nos espaços EducaMais. Eddine falou também sobre os cuidados ambientais exigidos para a instalação de empresas na cidade, ao justificar a ausência do prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), que havia viajado para a China para tratar das negociações com a nova montadora de automóveis a ser inaugurada em Jacareí. Fórum - Durante a visita ao Fórum, os vereadores jovens conheceram a sala do Tribunal do Júri e o gabinete do juiz, onde são feitas as audiências e são tomadas as decisões judiciais. Os jovens conheceram também uma das salas de arquivos de processos, o setor técnico de psicologia e assistência social, além dos departamentos administrativos e a sala de petições. O juiz Fernando Henrique explicou sobre o papel e o funcionamento do Poder Judiciário, destacando a importância da ética nas decisões judiciais. “Se algum de vocês pretende ser juiz um dia, escolham a profissão apenas se sentirem vocação, e não pelo ‘glamour’ da profissão. O dia-a-dia é muito pesado e a responsabilidade por eventualmente punir pessoas é grande”, afirmou.
Promotor Bednarski fala de cidadania e direitos do consumidor aos vereadores jovens Quinta-feira • 09/09/10 Dando sequência às atividades da Câmara Jovem, na sexta-feira, 3 de setembro, o promotor de Justiça de Jacareí, José Luiz Bednarski, proferiu uma palestra aos vereadores jovens, abordando temas relacionados à cidadania e direitos do consumidor, democracia e participação política. “Temos nos omitido da participação política por causa da cultura de consumo. O povo não fiscaliza o poder público”, afirmou o promotor. O promotor conceituou os direitos do consumidor como a porta de entrada para a cidadania. “São direitos fundamentais para a relação com o Estado”, disse. De acordo com Bednarski, a cultura e o sistema de vida atual está baseado no consumo, difundidos principalmente pelo cinema. “Os filmes ditam e incentivam novos estilos de vida e as regras de consumo”, considerou. Para ele, atualmente a sociedade está “doente de cidadania”, presa às regras do mercado de consumo e da publicidade. “Hoje vemos desrespeitados todos os direitos do consumidor. Antigamente, tínhamos bens de consumo duráveis; hoje, eles são descartáveis, a ponto de o conserto ser mais caro que a compra de um novo produto”, ressaltou, alertando sobre o fenômeno do descarte eletrônico e o impacto ambiental que ele causa. Necejos – Bednarski apresentou o conceito de “necejos”, ou seja, desejos que são transformados em necessidades pela publicidade. “A propaganda vende uma ilusão, porque a necessidade real de muitos produtos não é suficiente para a venda em escala. Desse modo, é preciso agregar valores subjetivos à marca, como saúde, beleza, sucesso e riqueza”, explicou. Outro aspecto analisado pelo promotor foi o mecanismo adotado pelos meios de comunicação de fragilizar o consumidor, num desvirtuamento da cidadania. “O noticiário desestimula os agrupamentos, as pessoas fazem projetos individuais de vida. incentiva a desagregação das pessoas e retira do cidadão o sentimento de pertencimento. Isso torna o consumidor vulnerável a dar mais valor aos produtos ofertados pelo mercado”, destacou Bednarski. Sempre trazendo aos estudantes exemplos da realidade local, Bednarski mencionou como acionar o Ministério Público e os casos em que se pode ou deve utilizar este direito. “Vocês que são os cidadãos do futuro, exerçam a cidadania com mais intensidade com que o temos feito”, concluiu.
Vereadores jovens
aprendem sobre
Quinta-feira • 26/08/10 Durante a palestra, os vereadores jovens assistiram ao documentário de animação A história das coisas, que mostra a cadeia que envolve a produção de bens de consumo. O filme retrata desde a exploração dos recursos naturais, passando pela compra, a geração de poluentes, o tipo de mão de obra envolvida, o descarte em pouco tempo de uso, até a chegada dos produtos ao aterro sanitário. Ferreira destacou que todas as etapas da produção e do consumo envolvem energia. “Se o ritmo de consumo no mundo permanecer nesta mesma intensidade, é possível que haja um colapso no futuro. O crescimento econômico não pode estar atrelado ao maior consumo de energia”, disse Ferreira, salientando a importância da educação neste processo. Por meio de gráficos, Ferreira demonstrou que em 30 anos, o consumo no Brasil dobrou, sem aumento da distribuição da renda. “São necessárias políticas públicas para fomentar fontes alternativas de energia, para uma cadeia produtiva sustentável”, afirmou. Ele citou como fontes alternativas ao petróleo a energia nuclear, a eólica, a solar, o etanol e o biodiesel. “O Brasil possui alto potencial para produzir as energias eólica e solar, devido às regiões banhadas de sol o ano todo e privilegiadas pelos ventos”, afirmou. Palestras - Até outubro os jovens participarão de palestras com profissionais especializados sobre vários temas, que vão fornecer subsídios para a elaboração dos projetos, que serão apresentados no final de novembro durante a sessão especial da Câmara Jovem. O próximo encontro será no dia 3 de setembro. O promotor da Cidadania e dos Direitos do Consumidor de Jacareí, José Luiz Bednarski, abordará o tema “Cidadania” em bate-papo com os estudantes.
Encontro da Câmara Jovem debate Terça-feira • 10/08/10 Na sexta-feira, 6 de agosto, os vereadores jovens iniciaram as atividades da Câmara Jovem 2010 com um bate-papo com o diretor da Câmara Municipal de Jacareí, João Antônio Grecco sobre o funcionamento do Legislativo. O objetivo da Câmara Jovem é envolver jovens estudantes na discussão dos problemas sociais e na elaboração de propostas para solucioná-los. Entre agosto e setembro os jovens participarão de palestras com profissionais especializados sobre vários temas, como meio ambiente, cidadania, indústria e comércio, entre outros. Todos esses temas vão fornecer subsídios para os vereadores jovens elaborarem seus projetos, que serão apresentados no final de novembro, durante a sessão especial da Câmara Jovem. No bate-papo com os vereadores jovens, Grecco destacou as funções da Câmara, o papel do vereador e suas atribuições, entre outras informações importantes sobre o trabalho no Legislativo. Também abordou as atribuições do presidente e da mesa diretora. Os estudantes receberam uma apostila, que traz informações sobre o projeto Câmara Jovem, a história da Câmara de Jacareí, o seu funcionamento, entre outras informações. A apostila destinada exclusivamente aos jovens parlamentares, também traz um glossário com termos utilizados no dia-a-dia do Legislativo, além de orientações para a elaboração do projeto que será apresentado na sessão especial dos vereadores jovens. Os estudantes também assistiram ao vídeo de apresentação do Legislativo, produzido pela TV Câmara Jacareí. Eles ainda tiveram oportunidade de expor suas expectativas sobre o projeto e também esclarecer dúvidas como a função dos vereadores, a independência entre os Três Poderes, a estrutura administrativa da Casa, entre outras questões. Os vereadores Dario Burro (DEM), Itamar Alves (PDT), Rose Gaspar e Arildo Batista (PT) também participaram do encontro. Os vereadores jovens vão se reunir no dia 20 de agosto para participar da palestra sobre meio ambiente.
Vereadores jovens
tomam posse em sessão solene
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4 Quarta-feira • 23/06/10
A Câmara Municipal
de Jacareí empossou na segunda-feira, dia 21 de junho, os 13
estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da
cidade que vão participar como vereadores jovens da 7ª edição da
Câmara Jovem. A Câmara Jovem foi criada pelo Decreto Legislativo nº.
203 de 18 de setembro de 2003 e tem por objetivo ampliar e
solidificar a participação política dos jovens nas discussões
políticas do município.
Vereadores jovens
apresentam propostas e discutem
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4 Os vereadores jovens apresentaram nove propostas de projetos de lei, indicações, requerimentos e moções congratulatórias na Sessão Especial da Câmara Jovem 2009 realizada na quinta-feira, dia 3. Cultura, educação, lazer, saúde, esporte, cidadania e voluntariado foram os pilares dos trabalhos apresentados pelos estudantes. Desta vez, os vereadores foram espectadores, já que a sessão foi elaborada e conduzida pelos jovens parlamentares. A sessão foi marcada por debates construtivos e discursos emocionantes. O evento contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB), vereador José Antero (DEM) – 1º secretário, vereador Alex da Fanuel (PT) – 2º secretário, vereador Itamar Alves (PDT), vice-presidente, e dos vereadores Prof. Marino, Rose Gaspar e Laudelino Amorim, do PT, Osvaldo Arouca (PR), Valmir do Meia Lua e Dario Burro (DEM). O vereador Adriano da Ótica foi representado pela assessora Giovana de Paula Pinto. Também compareceram o vice-prefeito, Adel Charaf Eddine, Almir dos Santos Gonçalves, que representou o secretário municipal da Educação, João Roberto Costa de Souza, Cristina Quina de Siqueira e Valcerly Correa de Oliveira, representantes da Diretoria de Ensino Região de Jacareí, o ex-prefeito Benedicto Sérgio Lencioni, além dos familiares e representantes das escolas dos vereadores jovens. O vereador jovem Iago Ferreira Victoriano (gabinete Vereadora Rose Gaspar-PT) apresentou o projeto de decreto legislativo que cria o Prêmio Professor Criativo aos professores das redes municipal, estadual e particular, que desenvolverem trabalhos inovadores no ensino aos alunos. O vereador jovem Gustavo Pereira Machado de Melo Souza (gabinete do Vereador Dario Burro-DEM) apresentou quatro propostas, entre elas, o projeto de lei que institui e inclui no calendário oficial do Município o Dia do Artista Jacareiense; o projeto de resolução que dispõe sobre a obrigatoriedade da implantação da coleta seletiva de lixo nas dependências da Câmara Municipal de Jacareí; projeto de decreto legislativo que institui a sessão solene de homenagem aos alunos destaques das escolas de Jacareí e a inclui no calendário oficial da Câmara. Gustavo juntamente com os vereadores jovens Saymon da Silva Siqueira (gabinete do Vereador Valmir do Meia Lua – DEM) e Ana Paula Martins das Chagas (gabinete do Vereador José Antero – 1º secretário – DEM), apresentaram projeto de lei que dispõe sobre a instituição da Semana de Incentivo à Doação de Órgãos em Jacareí. A estudante Carollina Roberto Moraes (gabinete do vereador Diobel da Didol´s – presidente da Câmara – PSDB) apresentou o projeto que institui e inclui no calendário oficial do Município o Dia Municipal do Técnico Esportivo. Já a vereadora jovem Ana Paula Martins das Chagas apresentou o projeto de decreto legislativo que institui a sessão solene de homenagem aos vereadores jovens da Câmara Jovem e a inclui no calendário oficial do Legislativo. A vereadora jovem Verônica Mendes de Oliveira (gabinete do vereador Adriano da Ótica – PPS) propôs o projeto de lei que dispõe sobre a instituição da Semana do Conhecimento sobre a História de Jacareí. O estudante Thainã Antonio Marciano (gabinete do vereador Alex da Fanuel – 2º secretário) propôs o projeto de lei que institui e inclui no calendário oficial do município o Dia Municipal do Guarda Mirim da JAM (Jacareí Ampara Menores). Os requerimentos e indicações ficam arquivados nos anais da Câmara e os projetos, depois de analisados pela Assessoria Jurídica, podem ser apresentados pelo vereador titular para votação. Se forem aprovados, se transformam em leis. Os vereadores jovens também fizeram moções congratulatórias. O projeto – Criada em 2003 por meio de decreto legislativo, de autoria da vereadora Rose Gaspar (PT), a Câmara Jovem de Jacareí tem por objetivo ampliar e solidificar a participação política da juventude estudantil do município, nas grandes discussões dos problemas sociais, envolvendo as escolas e estudantes na elaboração de projetos de lei e na vivência na prática do trabalho de um vereador. Durante o ano a Câmara oferece aos jovens noções gerais sobre a estrutura administrativa do Município e um completo conhecimento das atividades legislativas. Procura, ainda, dar aos alunos uma noção exata sobre o que é ser vereador e o papel principal de um representante da população junto ao poder municipal. A cada ano revezam-se alunos dos cursos médio e fundamental, conforme determina o decreto. Depois de empossados os alunos cumprem uma agenda educativa elaborada pela Câmara. Este ano os vereadores jovens participaram de um ciclo de palestras sobre vários temas ministrados por profissionais da área e fizeram visitas à prefeitura, ao Fórum, entre outros órgãos importantes de nossa cidade, além de receberem orientações dos vereadores. Palestra Indústria 09 O diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), José Carlos Pelóia, fez na sexta-feira, dia 4, uma palestra sobre “Indústria e Desenvolvimento” para os vereadores jovens da Câmara Jovem 2009. Pelóia destacou em sua palestra o trabalho do Ciesp, entidade sem fins lucrativos que reúne empresas industriais e suas controladoras, e associações ligadas ao setor produtivo, bem como empresas que possuem por objeto atividades diretamente relacionadas aos interesses da indústria. A palestra faz parte do cronograma de atividades da Câmara Jovem elaborado pelo Legislativo.
Vereadores Jovens
visitam
Os vereadores
jovens acompanhados da vereadora Rose Gaspar (PT) visitaram o
gabinete do prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), na terça-feira, dia
25 de agosto, para conhecer os trabalhos do Poder Executivo. Vereadores Jovens debatem aquecimento global em palestra na Câmara Municipal de Jacareí Os vereadores jovens participaram no último dia 7, da palestra sobre Alfabetização em Ciências e Aquecimento Global ministrada pelo físico e professor, Willian José Ferreira, do Laboratório de Ozônio do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O objetivo da palestra foi mostrar a necessidade da alfabetização em Ciências e observar o efeito estufa e as mudanças climáticas por um panorama geral. Segundo Ferreira, entender a ciência enriquece o conhecimento e ajuda a criar novas visões de mundo. Ferreira também falou sobre as mudanças climáticas globais e o efeito estufa, que é o aumento da temperatura do planeta gerado pelo acúmulo de certos gases na atmosfera, impedindo que o calor da superfície seja refletido de volta ao espaço. Dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, cloro-flúor-carbonetos e ozônio são os principais gases que provocam o efeito estufa. Atentos às explicações de Ferreira, os vereadores jovens fizeram perguntas e cada um recebeu do palestrante o livro intitulado “O Brasil e o Meio Ambiente Antártico”, editado em 2007, que traz informações sobre as iniciativas ambientais brasileiras, os impactos ambientais globais, o Proantar (Programa Antártico Brasileiro), Aquecimento Global na Antártica, além dos estudos feitos por pesquisadores no continente gelado. Os jovens ficaram encantados com as belas imagens da Antártica estampadas na publicação. Ferreira, que esteve na Antártica em 2007, também destacou na palestra a sua experiência e o trabalho desenvolvido durante dois meses que permaneceu na estação brasileira. “É importante que os estudantes descubram por que esse mundo de gelo é tão importante para o clima do planeta e porque atrai a atenção de cientistas de todo o mundo. O programa não costuma constar nos livros didáticos usados nas escolas”. De acordo com Ferreira, muitos estudantes não sabem que o Brasil tem um lugar de pesquisas na Antártica – a Estação Antártica Comandante Ferraz. Para ele, o projeto precisa ser divulgado nas escolas para que o cidadão conheça as pesquisas e a importância do trabalho para o País. Atividades - A palestra fez parte do cronograma de atividades estabelecido pela Câmara. O objetivo é envolver jovens estudantes na discussão dos problemas sociais e na elaboração de propostas para solucioná-los. A palestra é realizada por profissionais especializados sobre temas variados. A finalidade é fornecer subsídios para os vereadores jovens elaborarem seus projetos, que serão apresentados no final de novembro durante a sessão especial da Câmara Jovem. Os vereadores já participaram de palestras sobre o funcionamento da Câmara e sobre Cidadania.
Promotor destaca
importância de exercer a O promotor da Cidadania e dos Direitos do Consumidor de Jacareí, José Luiz Bednarski, apresentou o tema “Cidadania” em palestra aos vereadores jovens na segunda-feira, dia 13, no plenário do Legislativo. Além dos vereadores jovens, o encontro teve a participação dos familiares de alguns estudantes e dos vereadores Dario Burro e Valmir do Meia Lua (DEM). Bednarski enfatizou as ações e as metas da promotoria. “Precisamos desenvolver nas pessoas a consciência da cidadania. O grande desafio das autoridades hoje é incentivar a sociedade a exercer a cidadania e estimular sua participação social”. O promotor destacou em seu discurso exemplos de pessoas que contribuíram para o aprimoramento do mundo como Nelson Mandela, principal representante do movimento contra o Apartheid na África do Sul, Charles Chaplin, o mais homenageado cineasta de todos os tempos, Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na lua, entre outros. De acordo com Bednarski, o exercício da cidadania pode mudar a realidade local. Atentos à explanação do promotor Bednarski, os vereadores jovens participaram da palestra, que tem por objetivo envolver jovens estudantes na discussão dos problemas sociais e na elaboração de propostas para solucioná-los. Até setembro os jovens participarão de palestras com profissionais especializados sobre vários temas, que vão fornecer subsídios para os vereadores jovens elaborarem seus projetos, que serão apresentados no final de novembro durante a sessão especial da Câmara Jovem.
Vereadores Jovens participam de
palestra Os vereadores jovens da Câmara Jovem 2009 participaram na sexta-feira, dia 3, da palestra sobre o funcionamento da Câmara Municipal de Jacareí com o diretor da casa, João Antonio Grecco. A palestra faz parte do cronograma de atividades da Câmara Jovem elaborado pelo Legislativo. O objetivo é envolver jovens estudantes na discussão dos problemas sociais e na elaboração de propostas para solucioná-los. Entre julho e setembro os jovens participarão de palestras com profissionais especializados sobre vários temas, como meio ambiente, cidadania, indústria e comércio, entre outros. Todos esses temas vão fornecer subsídios para os vereadores jovens elaborarem seus projetos, que serão apresentados no final de novembro durante a sessão especial da Câmara Jovem. Na conversa com os vereadores jovens, Grecco destacou as funções da Câmara, o papel do vereador e suas atribuições, entre outras informações importantes sobre o trabalho no Legislativo. Também abordou as atribuições do presidente e da mesa diretora. Cada vereador jovem também recebeu uma apostila, que traz informações sobre o projeto Câmara Jovem, a história da Câmara de Jacareí, o seu funcionamento, entre outras informações. A apostila destinada exclusivamente aos jovens parlamentares, também traz um glossário com termos utilizados no dia-a-dia do Legislativo, além de orientações para a elaboração do projeto que será apresentado na sessão especial dos vereadores jovens. Participação - Criada em 2003 por meio de decreto legislativo, a Câmara Jovem de Jacareí tem por objetivo ampliar e solidificar a participação política da juventude estudantil do município, nas grandes discussões dos problemas sociais, envolvendo as escolas e estudantes na elaboração de projetos de lei e na vivência na prática do trabalho de um vereador. Além de participar das palestras, os vereadores jovens também acompanham o mandato de seus respectivos vereadores.
Vereadores Jovens 2009 tomam posse em sessão solene na quinta-feira, dia 25
A Câmara
Municipal de Jacareí vai empossar na quinta-feira, dia 25, às 19h,
os estudantes de escolas públicas e particulares selecionados para
compor a Câmara Jovem 2009. A sessão solene acontecerá no plenário
do Legislativo. Esta é a sexta edição do projeto Câmara Jovem, que
foi criado em 2003 por meio de
decreto legislativo, de autoria da vereadora Rose Gaspar (PT) |