Vereadores de Jacareí aprovam dois projetos de lei

e recebe secretário do sindicato dos metalúrgicos

 

A Câmara Municipal de Jacareí aprovou na sessão ordinária de terça-feira, dia 12 de maio, dois projetos de lei, um de autoria da vereadora Rose Gaspar (PT), que denomina a rua Giancarlo Manetti, no bairro Jardim Novo Amanhecer, e um do vereador Alex da Fanuel (PT) que institui no calendário oficial de Jacareí o “Dia Municipal de Prevenção ao Tabagismo”.
 

A propositura da vereadora Rose Gaspar que denomina a rua Giancarlo Manetti foi aprovado por aclamação. De acordo com a vereadora, Giancarlo Manetti contribuiu muito para o desenvolvimento de Jacareí.
 

Gincarlo Manetti nasceu em Ravena, na Itália e aos 27 anos veio para o Brasil. Seu primeiro emprego no Brasil foi na refinaria de petróleo de Cubatão. Após alguns anos, ele foi transferido para a construção da fábrica Válvulas Schrader do Brasil, atual Parker Hannifin, em Jacareí.

Com sua experiência, inteligência e habilidade, a empresa o convidou para ser chefe de produção, tornando-se o primeiro funcionário da empresa, porém sem registro funcional por força de leis trabalhistas do Brasil, que não permitia ter um estrangeiro como primeiro empregado em seus quadros; alguns brasileiros foram registrados antes de Manetti, mas ele é reconhecido como o primeiro e o mais antigo funcionário da empresa.
 

Manetti foi responsável pela implantação da primeira fábrica da Válvulas Shcrader em Jacareí e de todas as unidades comerciais do país  e na implantação de novas unidades fabris em todo o mundo. Além de trazer várias idéias inovadoras para o desenvolvimento de diversos projetos fabris, perpetuando seu nome e competência e destacando Jacareí no cenário fabril.
 

Em Jacareí, Manetti implantou na empresa a obrigatoriedade de que 80% dos empregados contratados fossem moradores de Jacareí. O fato se constituiu como marco histórico para Jacareí e para o Brasil, pois era uma época em que muitas empresas multinacionais estavam se instalando no país.
 

“Jacareí foi a cidade que Manetti escolheu para se estabelecer e constituir sua família. Ele foi um homem que construiu a história da nossa cidade”, disse Rose Gaspar.
 

Tabagismo - O projeto, que institui o “Dia Municipal de Prevenção do Tabagismo”, foi aprovada por 12 votos. Alex ressaltou em seu discurso dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmando que o cigarro é responsável por 10 mil vítimas diárias em todo o mundo.
 

O vereador ainda falou sobre as medidas que o Governo Federal tomou ao proibir a veiculação de propagandas de cigarros nas grandes mídias, como TV, outdoors e jornais. Além disso, Alex também falou sobre os malefícios que o cigarro traz para os fumantes passivos. “A fumaça emitida no ambiente pela ponta do cigarro, por exemplo, é aproximadamente quatro vezes mais tóxica que a fumaça aspirada pelo fumante, por isso o fumo passivo é uma questão de saúde pública e ocupacional”, afirmou Alex.
 

Alex também sugeriu à prefeitura que sejam realizadas atividades que tragam informações e orientações para adultos e crianças sobre os malefícios provocados pelo consumo do tabaco, orientação para os comerciantes sobre a prática ilegal da venda de cigarros para menores, entre outras medidas de prevenção.
 

“O objetivo do projeto é estimular o trabalho de prevenção ao tabagismo e orientar as pessoas sobre os malefícios que o cigarro traz à saúde”, concluiu Alex.
 

Tribuna Livre -  O 1º secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região, José Gonçalves Mendonça, usou a tribuna livre para explanar sobre o fechamento da indústria Cameron de Jacareí.  O sindicalista falou que a Cameron fechará devido à crise econômica mundial e que vai ocasionar demissões, prejudicando os trabalhadores da região. José Gonçalves disse ainda que as demissões vão causar grandes impactos em Jacareí e pediu apoio dos vereadores e da prefeitura para dar assistência aos trabalhadores e suas famílias.
 

Homenagem – Durante a sessão ordinária, o presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB), mostrou aos vereadores um quadro feito pelas crianças da ONG (Organização Não-Governamental) Guri na Roça em agradecimento à votação favorável ao projeto de lei, que autorizou a prefeitura a outorgar concessão de direito real de uso de imóvel de propriedade do município à entidade, pelo período de 99 anos. A lembrança foi entregue à Câmara pela coordenadora do Guri na Roça, Luciana Ferreira em nome do presidente da entidade, Fernando Veloso.

 

Graziela Marques / CMJ                                                         


O vereador Alex da Fanuel (PT), autor do projeto de lei que institui o “Dia Municipal de Prevenção ao Tabagismo”

download
 

Graziela Marques / CMJ                                                         

download


 

 Graziela Marques / CMJ                                                          


A vereadora Rose Gaspar com Maria Teresa Manetti, filha de Giancarlo Manetti e Marco Antonio de Miranda Rodrigues, genro do homenageado
Crédito da foto




download



 

Graziela Marques / CMJ                         


Os vereadores receberam na última sessão de Câmara, do dia 12 de maio, o 1º secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região, José Gonçalves Mendonça que usou a tribuna livre para explanar sobre o fechamento da indústria Cameron de Jacareí.



download