Escolas com desempenho
superior à média municipal do IDEB recebem selo Paulo Freire
A Câmara Municipal de Jacareí homenageou nesta quarta-feira (29),
dez escolas estaduais que atingiram meta superior à média municipal
do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com o selo
Paulo Freire. Nesse ano, o evento contemplou as escolas do segundo
ciclo do ensino fundamental.
O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade das escolas e da
rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do
estudante em avaliações do Inep ( Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisa) e em taxas de aprovação. Para prestigiar as escolas com
desempenho acima do esperado, o vereador Laudelino Amorim (PT)
apresentou o decreto legislativo Nº304/2009, instituindo a criação
do selo Paulo Freire.
A mesa de honra do evento foi composta por Sueli Soares Nogueira,
supervisora de ensino que representou a dirigente Ana Claudia Maia,
o vereador Laudelino Amorim (PT) autor do decreto que instituiu o
selo, o presidente Itamar Alves (PDT) e o prefeito municipal
Hamilton Ribeiro Mota.
“A Câmara quer mostrar que está preocupada em conhecer as
necessidades no ensino no nosso município. Com essa iniciativa
esperamos provocar a consciência de que todos nós somos responsáveis
pela educação”, disse Laudelino.
Maria das Graças Silva Santos, diretora da Escola Estadual
Professora Hermínia Silva de Mesquita, discursou em nome das escolas
homenageadas. “Hoje estamos a caminho da evolução. Nossos corações
estão transbordando de alegria, pois estamos sendo reconhecidas pelo
trabalho que desenvolvemos”, afirma.
Em homenagem às escolas, os grupos de dança New Art Dance, do
programa Mais Educação, da Escola Estadual Professora Olivia
Canittieri, do Parque Meia Lua e o grupo Esquadrão de Estilos da
Academia de Dança Simone Cappucci se apresentaram na sessão solene.
Todos receberam um certificado pela participação.
Paulo Freire – O educador e filósofo, se destacou na área de
educação popular com foco na formação da consciência. Freire é
considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia
mundial. |