Padre Wendel Ribeiro vai receber título de Cidadão Benemérito em sessão solene na Igreja São João Batista

 

O padre Wendel Ribeiro, pároco da Paróquia São João Batista, vai receber na quinta-feira, dia 30, o título de Cidadão Benemérito de Jacareí da Câmara Municipal, em sessão solene na igreja São João Batista. A solenidade será realizada depois da missa que começa às 19h. A vereadora Rose Gaspar (PT) é autora do decreto que institui a homenagem ao padre.

Em sua justificativa, Rose Gaspar reforça que o título é uma forma de reconhecer e agradecer ao Padre Wendel pelas ações em benefício da comunidade, em especial a cristã, sempre trazendo ensinamentos de fé, vida e cidadania, sendo um exemplo a todos os que têm o privilégio de seu convívio.

Nascido em Jacareí no dia 23 de outubro de 1974, Padre Wendel Ribeiro é filho de José Vitor Ribeiro e Luiza Helena Ribeiro. Aos 13 anos entrou para o seminário de Lavrinhas (São Paulo). No período de 1994 a 1996, cursou a Faculdade de Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha em São José dos Campos. Fez faculdade de Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus em Taubaté, no período de 1997 a 2000, obtendo o reconhecimento de teólogo pelo MEC (Ministério da Educação), em 2008.

Wendel Ribeiro foi ordenado diácono no dia 30 de novembro de 2001 na Comunidade Imaculada Coração de Maria, no Bosque dos Eucaliptos em São José dos Campos, pelo então bispo diocesano Dom Nelson Westrupp. Exerceu o diaconato na Paróquia Imaculada Conceição em Eugênio de Melo em São José.

Foi ordenado padre na Paróquia São Silvestre em Jacareí no dia 1º de maio de 2002. Em julho do mesmo ano, Wendel Ribeiro foi nomeado vigário da Paróquia Imaculada Conceição. Em dezembro foi nomeado administrador da Paróquia São João Batista. Em 2003 foi nomeado pároco da Paróquia São João Batista.

É pós-graduado em História da Igreja pela Faculdade de São Bento (Rio de Janeiro) e no início de maio será transferido, por meio do bispo diocesano Dom Moacir Silva, para a Universidade de Pamplona na Espanha, onde fará mestrado em História da Igreja.

Pastoreio – O trabalho da Wendel Ribeiro na Paróquia São João Batista foi marcado pelos seguintes trabalhos: formação e revitalização de pequenas comunidades eclesiais (hoje são 28 comunidades), ampliação e reforma total da igreja São João Batista, Comissão em defesa da vida, Escola de Formação Paroquial Dom Helder Câmara, Escola de Formação Paroquial João Paulo II, Pastoral de Rua, Servas do Altar, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Comunicação, Jornal Paroquial “São João informa”, entre outros.

Em agosto de 2007 padre Wendel recebeu o diploma “Amigo do Tiro de Guerra de Jacareí-SP” concedido pelo sargento Valdomiro Paulo Berté. Wendel é ainda padre da Diocese de São José dos Campos, membro cooperador da Opus-dei, da Comunidade Servas de Maria do Consagrado Coração de Jesus de João Pessoa (Paraíba), do Movimento Regnum Christi – Legionários de Cristo e Oblato Beneditino do Mosteiro de São Bento