Presidente da Câmara faz projeto de lei para a instalação de hidrômetros individuais em condomínios 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Diobel da Didol´s (PSDB), apresentará na próxima sessão ordinária, dia 9, um projeto de lei que prevê a instalação de hidrômetros individuais nos projetos e construções de novos edifícios em Jacareí, tanto residenciais quanto comerciais. Segundo o vereador, o projeto visa reduzir o desperdício de água, pois permite que os usuários dos imóveis conheçam seu consumo individualizado e pague o valor proporcional ao seu próprio consumo.

O projeto estabelece que as novas edificações só terão suas plantas aprovadas pelo órgão público municipal competente desde que apresentem os hidrômetros individuais para cada unidade, além do hidrômetro geral do condomínio. Os condomínios já construídos ou em construção terão o prazo de dois anos, a partir da data da publicação da lei, para se adaptarem ao novo sistema, caso seja aprovado o projeto do vereador Diobel.

Na opinião do parlamentar, “o sistema tradicional de medição de água principalmente nos edifícios de apartamentos multifamiliares é injusto, pois leva em conta o consumo médio obtido através do rateio do volume registrado no hidrômetro do ramal predial”, argumenta Diobel.

Além disso, diz ele, o sistema atualmente adotado não incentiva a redução do desperdício de água. “Mesmo que alguns usuários adotem o consumo consciente da água, isso não se reflete em sua conta de água”, comenta. Para o presidente da Câmara, “o projeto contribuiria para motivar a mudança nos hábitos de consumo do usuário, favorecendo o uso racional da água”.

 Crédito da foto: Richard Moreira/ CMJ

O presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB) defende a instalação de hidrômetros individuais em edifícios para estimular o uso racional da água

download