Sasaki quer Jacareí mais segura sem o uso do cerol

No período de férias escolares cresce o número de acidentes envolvendo o uso de linhas cortantes que utilizam o cerol, uma mistura de cola e vidro moído, nas linhas para soltar pipas, papagaios e similares.

Para tornar a brincadeira de empinar pipas mais segura e saudável, o vereador Edgard Sasaki (DEM), protocolou um Projeto de Lei para proibir a fabricação, comercialização e utilização de linhas cortantes nas linhas de pipas e similares. "Queremos proibir o hábito do uso de linhas cortantes e não a brincadeira de empinar pipas. O uso do cerol e da linha chilena representa um perigo para as crianças e motociclistas", revela.

Em dezembro de 2012 um motociclista morreu na Via Dutra, em Aparecida, atingido por uma linha com cerol na altura do pescoço e morreu na hora.

"Se não tomarmos medidas para evitar estes tipos de acidentes, teremos que conviver para sempre com as lágrimas que poderão calar o sorriso e a brincadeira de outrora".

Existe também uma Lei Municipal, de 1998, que proíbe o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas. No entanto, essa lei proíbe a venda apenas para menores de 18 anos e maiores de 21 anos que utilizem o cerol na confecção de pipas e papagaios.

Nesse Projeto de Lei, o vereador Edgard Sasaki pede a proibição na venda do cerol, para qualquer idade, bem como da chamada linha chilena e dos materiais que a compõem, como o quartzo moído e óxido de alumínio.


Assessoria de Comunicação
12 3955.2235
imprensa@camarajacarei.sp.gov.br