Hernani Barreto fiscaliza medidas contra desabastecimento

Vereador visitou as instalações do SAAE neste dia 24 de janeiro, para ter mais informações sobre os problemas que afetaram a captação de água nos últimos dias; parlamentar está acompanhando as medidas tomadas pelo governo e acredita em uma solução definitiva a médio prazo

O vereador Hernani Barreto (PT) visitou neste dia 24 de janeiro as instalações da ECA (Estação de Captação de Água) do SAAE de Jacareí para obter mais informações quanto ao problema do baixo nível do Rio Paraíba do Sul, que afetou a produção de água tratada nos últimos dias, deixando aproximadamente 90% da população desabastecida.

O parlamentar se encontrou com o Diretor de Operações da autarquia, Ismael Moraes de Almeida, que deu detalhes sobre o funcionamento do sistema e sobre a impossibilidade de se extrair água quando o rio fica abaixo do limite mínimo -- demonstrado pela régua de medição existente às margens do Paraíba.

"É importante termos informações mais precisas sobre a situação, que deixou quase toda cidade sem água. Também é importante sabermos que esta não é a primeira vez que a represa controlada pela Light fecha suas comportas, causando o desabastecimento em Jacareí. O que precisamos, agora, é encontrarmos uma forma de solucionar isto", disse ele.

Conforme divulgado pela prefeitura, após os problemas, o prefeito Hamilton interveio junto aos órgãos governamentais competentes para restabelecer a vazão na represa de Santa Branca. A prefeitura também anunciou a realização de obras de emergência para ampliar o canal onde é realizada a captação.

Segundo as informações obtidas pelo parlamentar, entretanto, a solução definitiva só vai ocorrer quando forem concluídas as obras para o rebaixamento no nível da Estação de Captação. O projeto, aprovado junto ao Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) no ano passado, está em andamento e o vereador pretende acompanhar de perto o andamento do trabalho.

"Nós não podemos ficar à mercê das operações da represa de Santa Branca. Nossa cidade é muito grande e os prejuízos à população são maiores ainda. Eu quero ajudar e, por isso, vou acompanhar o andamento das obras e cobrar sua conclusão no prazo mais curto possível", completou o parlamentar.

SAAE
Legenda:Vereador Hermani Barreto visita instalações do SAAE
Crédito: Assessoria do vereador


Assessoria de Comunicação
12 3955.2238
imprensa@camarajacarei.sp.gov.br