Vereador Valmir do Meia Lua cobra mais
transparência do Executivo

 

Quarta-feira • 07/07/10 
O vereador Valmir do Meia Lua (DEM) quer mais transparência por parte do governo municipal, principalmente nas áreas de saúde e infraestrutura. Desde fevereiro de 2009, o parlamentar vem encaminhando requerimentos ao Executivo para convocar representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Infraestrutura, do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Fundação Pró-Lar a comparecer à Câmara Municipal para prestar esclarecimentos. 

“A marca do meu mandato é a luta pelas famílias mais carentes da cidade. Percorro todos os bairros e ouço de perto a população. Quando chamo os representantes da prefeitura para vir à Câmara é para que o povo possa saber o que a prefeitura está fazendo para solucionar problemas como falta de água, saúde precária e segurança no trânsito”, afirma Valmir.

Infraestrutura – Dos seis requerimentos apresentados em plenário pelo vereador desde o início de seu mandato, três foram rejeitados, sendo dois deles dirigidos à área de infraestrutura e outro ao setor da saúde. De acordo com o vereador Valmir do Meia Lua, nenhuma das duas convocações dirigidas ao secretário municipal de Infraestrutura, Dalton Ferracioli de Assis, foi aprovada em plenário.  

Um desses requerimentos foi apresentado em 17 de novembro de 2009, na ocasião da morte por atropelamento de duas crianças na Av. Dom Pedro I, no Parque dos Príncipes. Valmir solicitava esclarecimentos sobre a falta de providências quanto às condições de segurança, abusos de velocidade e situações de risco de acidentes no local. 

A outra convocação ao secretário de Infraestrutura tinha a finalidade de esclarecer sobre a não reconstrução de parte da calçada da Praça Francisco Lopes Chaves, no Parque Meia Lua. “Por causa desse problema na calçada, uma moradora idosa do bairro caiu e fraturou o fêmur, vindo a falecer semanas depois por complicações da lesão. Infelizmente, não houve a oportunidade de questionarmos o secretário Dalton sobre o assunto”, declara. 

Saúde – Valmir do Meia Lua informa que o secretário de Saúde, Antônio de Paula Soares, compareceu à Câmara em março de 2009, para responder questionamentos dos vereadores sobre a redução do número de médicos, de horários de atendimento e de funcionamento das unidades de saúde, bem como outros assuntos ligados ao setor.  

Conforme o vereador Valmir, “foi rejeitado pela bancada de situação um outro requerimento convocando o secretário da Saúde, de agosto de 2009, para esclarecer sobre o falecimento do jovem Gabriel de Oliveira Brito”. Durante a campanha, reforça o vereador, “tinha sido prometida a implantação de funcionamento 24 horas de várias Unidades Básicas de Saúde, mas logo no início do mandato, em fevereiro, a população já foi pega de surpresa com a redução do horário em várias das unidades”. 

Valmir reclama, no entanto, que nem sempre as perguntas são respondidas de maneira satisfatória, ainda que o representante do Executivo se disponha a comparecer ao Legislativo. O vereador cita como exemplo os questionamentos feitos ao presidente da Fundação Pró-Lar, José Luiz Gonçalves, na sessão de Câmara do último dia 22 de junho. “Os moradores do Parque Meia Lua que vieram à sessão ficaram sem uma resposta concreta sobre quando poderão ser beneficiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, por exemplo”, afirma. 

SAAE – Além da sabatina ao presidente da Fundação Pró-Lar ocorrida no dia 22 de junho, e das convocações aos secretários de Infraestrutura e Saúde, o vereador também cita a convocação do presidente do SAAE, Antônio Fernando Batista, que veio à Câmara no dia 1º de junho deste ano. O motivo da convocação, informa o vereador, foi a constante falta de água no distrito do Parque Meia Lua. 

De acordo com o vereador Valmir, o presidente do SAAE justificou a deficiência no abastecimento devido à baixa vazão de água no bairro, problemas frequentes de vazamento e quedas constantes de energia elétrica. Segundo Batista, o SAAE tem projeto de implantação de uma adutora exclusiva para o bairro.

Crédito da foto: Richard Moreira / CMJ 

O vereador Valmir do Meia Lua durante a sabatina
com o presidente do SAAE, Antônio Fernando Batista
 
download