Trem Bala: Jacareí no futuro

 

Adriano da Ótica (PPS), vereador em Jacareí

 

O Trem de Alta Velocidade (TAV) é um projeto dos sonhos de muitos brasileiros. Temos agora um grande momento e uma oportunidade ímpar de desenvolvimento de tecnologia e progresso para o Brasil e nossa região, em especial para Jacareí.

A região do Vale do Paraíba tem uma vocação já estabelecida para a inovação tecnológica, e Jacareí é uma cidade que inicia um círculo virtuoso acompanhando o país em sua rota de desenvolvimento.

O projeto do TAV, o famoso Trem Bala, necessita de viabilidade econômica, levando-se em conta parâmetros de menor interferência urbana, menor custo com desapropriações e menor impacto ambiental.

Se olharmos para a nossa microrregião de São José dos Campos, vamos notar que o eixo de passagem previsto para o trem-bala na microrregião estará localizado em terras contínuas entre Jacareí e São José dos Campos, entretanto, com uma desvantagem para a última.

Nossa vizinha possui maior adensamento urbano, o que provoca maior custo com desapropriações e maior desarranjo social. As terras destinadas ao TAV em Jacareí são menos habitadas, favorecendo a possibilidade de termos instalações do Trem Bala em nossa cidade.

A construção da linha que ligará os Campinas, São Paulo, Guarulhos e Rio de Janeiro criou a oportunidade de termos uma estação no Vale do Paraíba Paulista e outra no Vale do Paraíba Fluminense. A definição da cidade que abrigará a estação no Vale Fluminense não gerou grande discussão, pois há consenso. Porém, em nossa região, em especial a microrregião de São José, existe uma aparente indisposição do poder público joseense em aceitar critérios técnicos e financeiros de viabilidade, embora nossas cidades estejam tão próximas que em breve não saberemos onde será a fronteira.

Nossa defesa é pela instalação do Trem Bala em Jacareí, com clareza de que temos de ter viabilidade econômica para o projeto, já que felizmente temos a melhor localização, com menor interferência e com condição de atender a região.