Promotor Bednarski fala de cidadania e direitos do consumidor

aos vereadores jovens

 

Quinta-feira • 09/09/10

 

 

Dando sequência às atividades da Câmara Jovem, na sexta-feira, 3 de setembro, o promotor de Justiça de Jacareí, José Luiz Bednarski, proferiu uma palestra aos vereadores jovens, abordando temas relacionados à cidadania e direitos do consumidor, democracia e participação política. “Temos nos omitido da participação política por causa da cultura de consumo. O povo não fiscaliza o poder público”, afirmou o promotor. 

O promotor conceituou os direitos do consumidor como a porta de entrada para a cidadania. “São direitos fundamentais para a relação com o Estado”, disse. De acordo com Bednarski, a cultura e o sistema de vida atual está baseado no consumo, difundidos principalmente pelo cinema. “Os filmes ditam e incentivam novos estilos de vida e as regras de consumo”, considerou.  

Para ele, atualmente a sociedade está “doente de cidadania”, presa às regras do mercado de consumo e da publicidade. “Hoje vemos desrespeitados todos os direitos do consumidor. Antigamente, tínhamos bens de consumo duráveis; hoje, eles são descartáveis, a ponto de o conserto ser mais caro que a compra de um novo produto”, ressaltou, alertando sobre o fenômeno do descarte eletrônico e o impacto ambiental que ele causa. 

Necejos – Bednarski apresentou o conceito de “necejos”, ou seja, desejos que são transformados em necessidades pela publicidade. “A propaganda vende uma ilusão, porque a necessidade real de muitos produtos não é suficiente para a venda em escala. Desse modo, é preciso agregar valores subjetivos à marca, como saúde, beleza, sucesso e riqueza”, explicou.  

Outro aspecto analisado pelo promotor foi o mecanismo adotado pelos meios de comunicação de fragilizar o consumidor, num desvirtuamento da cidadania. “O noticiário desestimula os agrupamentos, as pessoas fazem projetos individuais de vida. incentiva a desagregação das pessoas e retira do cidadão o sentimento de pertencimento. Isso torna o consumidor vulnerável a dar mais valor aos produtos ofertados pelo mercado”, destacou Bednarski. 

Sempre trazendo aos estudantes exemplos da realidade local, Bednarski mencionou como acionar o Ministério Público e os casos em que se pode ou deve utilizar este direito. “Vocês que são os cidadãos do futuro, exerçam a cidadania com mais intensidade com que o temos feito”, concluiu.

 

Foto: Richard Moreira / CMJ

O promotor Bednarski e os vereadores jovens durante a palestra

no dia 3/9: cidadania e direitos do consumidor, democracia e participação política

download