Câmara Municipal concede Título de Cidadão Benemérito a Paschoal Leite de Macedo

 Sexta-feira • 27/08/10 

A Câmara Municipal de Jacareí concedeu na quinta-feira, 26 de agosto, o Título de Cidadão Benemérito a Paschoal Leite de Macedo, membro da Sociedade São Vicente de Paulo de Jacareí, em sessão solene no plenário do Legislativo. A homenagem atende o Decreto Legislativo nº 301/2010, de autoria do vice-presidente da Casa, vereador Itamar Alves (PDT), e teve a presença de autoridades, familiares e amigos do homenageado.
A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol´s (PSDB), pelo vereador Itamar Alves, por Paschoal Leite de Macedo e pelo confrade José Carlos de Camargo, presidente do Conselho Central de Jacareí, da Sociedade São Vicente de Paulo. O vereador Osvaldo Arouca (PR) e o ex-vereador Zezinho do SAAE também estavam presentes.

Durante a sessão solene a TV Câmara Jacareí exibiu um vídeo com depoimentos de amigos de  Paschoal Leite de Macedo e um relato de sua história de vida, da infância ao casamento com a Ana Macedo, o nascimento dos filhos, a religiosidade e atuação como vicentino no auxílio às comunidades carentes. A dupla sertaneja jacareiense
Luís Paulo e Júlio César apresentou a canção “Mala Amarela”, de Paraíso e Caetano Herba, em homenagem a Paschoal de Macedo.

O vereador Itamar ressaltou a dedicação do homenageado aos mais necessitados, sem deixar de ser um bom pai e marido. “O Sr. Paschoal é um exemplo de vida para todos e é muito querido em todas as comunidades por onde já passou”, disse em seu discurso. O confrade vicentino José Carlos de Camargo, amigo e companheiro do cidadão benemérito, elogiou-o como um cristão autêntico e merecedor da homenagem. “É com muita justiça e honra que o Paschoal recebe este título. Ele é um cidadão que tem a perseverança como marca de sua trajetória como vicentino há mais de 50 anos, tendo passado por inúmeras provações em sua caminhada”, salientou.
Emocionado, Paschoal Macedo agradeceu os vereadores Itamar Alves e Diobel da Didol´s, ao confrade José Carlos e a todos os presentes pela homenagem. “É com grande alegria que recebo esta honraria e agradeço a dedicação de toda a minha família, à Câmara Municipal e aos vicentinos para que essa solenidade pudesse acontecer”, afirmou.
O presidente da Câmara encerrou a solenidade, parabenizando o vereador Itamar Alves pela iniciativa da homenagem. “O Sr. Paschoal é um homem de valor e dedicado, dotado de um caráter que justifica a concessão do Título de Cidadão Benemérito. Que ele continue por longos anos fazendo o bem ao próximo”, concluiu Diobel.

Trajetória
– Filho de lavradores, Paschoal Leite de Macedo nasceu no bairro da Figueira, região das Brotas, em Jacareí. Para ajudar a família, dedicou a infância ao trabalho pesado nas plantações e fazia sacrifícios para estudar, já que a escola mais próxima ficava distante em mais de uma hora de caminhada. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, desde criança participou de grupos religiosos e na adolescência descobriu a vocação de ajudar os mais necessitados.
Em 1960 ingressou na Sociedade São Vicente de Paulo, na Igreja dos Remédios. Vinte anos depois, ajudou a fundar a Conferência Beato José de Anchieta, da qual faz parte até hoje. Na vida profissional, trabalhou na Lavalpa e posteriormente na Adatex, empresa onde se aposentou.

Fotos: Richard Moreira / CMJ

O presidente da Câmara, Diobel da Didol´s, e o vereador Itamar Alves entregam o Título de Cidadão Benemérito a Paschoal Leite de Macedo, dia 26 de agosto

download

  
O cidadão benemérito Paschoal Leite de
 Macedo discursa durante a solenidade

download