Doze empresas de Jacareí recebem
o Selo Empresa Cidadã 2010


A Câmara Municipal de Jacareí realizou sexta-feira, dia 26 de novembro, a sessão solene de entrega do Selo Empresa Cidadã 2010 (Balanço Social- 2009). Foram premiadas 12 empresas que se destacaram por seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. O Selo Empresa Cidadã é concedido anualmente pelo Legislativo e foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 196, de 19 de novembro de 2001, por iniciativa da vereadora Rose Gaspar (PT).
O presidente da Câmara, vereador Diobel da Didol’s (PSDB) presidiu a sessão solene. Também compareceram ao evento a vereadora Rose Gaspar, os vereadores Edinho Guedes e Adriano da Ótica (PPS), Prof. Marino Faria e Alex da Fanuel (PT), o diretor titular da Diretoria Regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Jacareí, José Carlos Pelóia, o secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, Emerson Goulart Caetano, que representou o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), o tenente coronel Osvaldo Luiz Sorge, comandante do 41º Batalhão da Polícia Militar do Interior e o tenente Alexandre Reis Veloso, comandante do Posto de Bombeiros de Jacareí.
Estiveram presentes os seguintes representantes das empresas ganhadoras: Joaquim Ferreira Neto (presidente da Atívia Saúde), Roberto Wertzner (gerente de marketing da Cebrace), Wagner Braga (diretor industrial da Cognis), Carlos Amagai (sócio-proprietário da Control), Nanci de Oliveira (professora-mestre da Faculdade Anhanguera Jacareí), Paulo Gaia (gerente geral da Fíbria), Isidro Neto (gerente da Heineken), André Lima (advogado da Jacareí Transporte Urbano – JTU), Fernando Craveiro (gerente de operações da Latapack-Ball), Glória Chaves (presidente da Uniodonto), Osen Clever (gerente da White Martins) e Evandro Rodrigues (diretor da Winner School).
Pronunciamentos – O presidente da Câmara, Diobel da Didol’s (PSDB), falou sobre a importância da responsabilidade social das empresas na cidade. “A responsabilidade social e empresarial é uma forma de tornar a empresa parceira e corresponsável pelo desenvolvimento da sociedade. Os empresários e funcionários devem ouvir a população, bem como atender a todos de forma igual, em todos os níveis”, declarou.
Evandro Rodrigues, diretor da Winner School, falou em nome das empresas. Rodrigues destacou a importância do Selo e do valor que o prêmio tem para a cidade. “Gostaria de agradecer a oportunidade. O Selo é muito importante e serve como exemplo para outras empresas e mesmo aos cidadãos comuns. Todos nós podemos fazer um pouquinho ou muito e isto é valorizado sempre. As empresas estão de parabéns”, comentou.
Para a vereadora Rose Gaspar (PT), autora do decreto que instituiu o Selo, é Jacareí quem ganha com o evento. “Cabe a nós, darmos nossa contribuição. E é isto que estas empresas aqui presentes têm feito, com responsabilidade social. Ter humildade e sabedoria para conquistar e ajudar o outro é o mais importante”, disse.
Emerson Goulart, secretário de Desenvolvimento Econômico, falou sobre alguns números da economia jacareiense. “Jacareí vive um momento histórico e importante. É uma das sete cidades do Estado de São Paulo que mais recebeu investimentos em 2010, segundo o Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). O Estado cresceu [economicamente] 6% e Jacareí, 9%. Tudo isto gera mais empregos e qualidade de vida ao município e à população”, destacou.
Para o 2º secretário da Câmara, o vereador Alex da Fanuel (PT), o mais relevante no Selo é a relação entre a empresa e o consumidor. “A ação social é o entendimento do seu produto comercializado. Em qualquer setor, seja educacional, químico, de saúde ou tecnológico, a ação terá o impacto sobre a vida de uma ou de milhares de pessoas. E é isto que estas doze empresas fizeram.”
Já Edinho Guedes (PPS) discorreu sobre o aumento do número de premiados. “Espero que possamos a cada ano reconhecer mais empresas de Jacareí que façam o ‘algo a mais’ e não apenas as obrigações legais, como registrar os funcionários, por exemplo. No ano passado foram dez as instituições vencedoras. Este ano são doze. E este belo exemplo estimula, sem dúvida, outras pessoas a fazerem a mesma coisa.”
O vereador Professor Marino Faria (PT) corroborou a fala de Edinho. “Com o Selo, outras empresas passarão a desenvolver o trabalho social. Isto melhora a qualidade de vida delas e humaniza o trabalho.” O vice-presidente Itamar Alves (PDT) comentou acerca da intenção real da solenidade. “Não foi por acaso que estas doze empresas ganharam o Selo. Dou os meus parabéns a elas pelo exemplo. Trata-se de um reconhecimento pelos seus investimentos que geraram muitos empregos e colaboraram para o orçamento do município.”
Música - O evento contou com a apresentação da Orquestra de Câmara de Fundação Cultural de Jacarehy. Com direção musical de Rodrigo Rangel e artística de Paulo Esper, o grupo tocou ‘Pequena Serenata’ e ‘Adeste Fideles’. A solenidade também teve exibição de um vídeo feito pela TV Câmara sobre o trabalho social das empresas contempladas.

Crédito das fotos: Richard Moreira/CMJ


Mesa Diretora dos Trabalhos composta pelo presidente da Câmara Municipal de Jacareí, vereador Diobel da Didol´s – PSDB (centro), pelo secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, Emerson Goulart (à esquerda) e pela vereadora Rose Gaspar (PT), autora do decreto que instituiu o prêmio Selo Empresa Cidadã 2010

download

Autoridades e representantes das 12 empresas
contempladas com o Selo Empresa Cidadã 2010

download