Diretor do Ciesp fala sobre ‘Indústria e Desenvolvimento’ aos vereadores jovens
Sexta-feira • 08/10/10
Na última quinta-feira, dia 7, os integrantes da Câmara Jovem participaram de um bate-papo com o diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Jacareí, José Carlos Pelóia, que abordou o tema “Indústria e Desenvolvimento”. Pelóia abordou a atuação e a estrutura do Ciesp, fundado em 1928 em razão da necessidade de representatividade da categoria industrial.
De acordo com Pelóia, o Ciesp orienta os associados quanto às políticas econômico-sociais de interesse do setor, e está dividido em 42 regionais em todo o Estado. No Vale do Paraíba a entidade possui três regionais: Jacareí, abrangendo três cidades; São José dos Campos, com oito; e Taubaté, responsável por 23 cidades. No âmbito de Jacareí, Pelóia esclareceu que o Ciesp possui representantes nos conselhos municipais das diversas áreas abrangidas pela prefeitura – desenvolvimento econômico, habitação, saúde etc.
“Atuamos para conduzir estudos de interesse para a classe produtiva, na prestação de serviço aos associados, realização de eventos e feiras, no intercâmbio com associações de outros segmentos e na cooperação com o Poder Público”, explicou Pelóia, salientando algumas questões prioritárias com impacto para a indústria, como tributação, infraestrutura, meio ambiente, financiamento e desburocratização, política comercial, inovação, entre outras.
O diretor do Ciesp esclareceu para os vereadores jovens que o imposto embutido nos produtos gera encarecimento, prejudicando a competitividade do setor produtivo, principalmente no mercado externo. Outro aspecto debatido por Pelóia foi a atuação dos grupos de trabalho que integram a instituição: o MR9, que trata das macrorregiões; o GTPME, referente às pequenas e médias empresas; GT Sênior, sobre as grandes indústrias e multinacionais; GTMA, a respeito de meio ambiente; e NJE, o Núcleo de Jovens Empreendedores.
Pelóia destacou também os diversos veículos de comunicação mantidos pela entidade, como o Blog do Ciesp Jacareí e a TV Interativa Ciesp, além da pesquisa Neri (Nível de Emprego Regional da Indústria), que acompanha a evolução do nível de emprego na indústria paulista.
José Carlos Pelóia concluiu a palestra ressaltando a importância do ser humano em todo o processo produtivo. “Sem as pessoas a indústria é um aglomerado de máquinas. O ser humano é quem fornece o aporte de conhecimento que direciona todas as ações do setor. São as pessoas que consomem, são elas que promovem a inovação”, comentou.
Próxima etapa – Indústria foi o último tema a ser debatido com os vereadores jovens. No próximo encontro os estudantes vão começar a desenvolver os projetos. Todas as palestras ministradas à Câmara Jovem fornecem subsídios para os estudantes elaborarem seus projetos, que serão apresentados no início de dezembro durante a sessão especial da Câmara Jovem.
José Carlos Pelóia apresenta aos
vereadores jovens as ações
|