Oficiais da PM visitam gabinete do presidente

da Câmara Diobel da Didol’s

 

O presidente da Câmara Municipal de Jacareí, vereador Diobel da Didol´s (PSDB), recebeu em seu gabinete na manhã de terça-feira, 26 de janeiro, a visita do Coronel PM Manoel Messias Mello, que em fevereiro toma posse como comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior 1), comando central de operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo, responsável pela área do Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba. A reunião também contou com a presença do Tenente Coronel PM Osvaldo Luiz Sorge, Capitão PM Relder Sandro de Souza e Capitão PM Nilton Pereira Alvim.

O objetivo da reunião, segundo Diobel, foi dar conhecimento das perspectivas e metas da PM para a região nos próximos anos, principalmente com a chegada do TAV (Trem de Alta Velocidade) e a Copa do Mundo de 2012. Coronel Messias destacou que a aproximação com o Legislativo é fundamental para que a polícia possa conhecer os anseios e necessidades da população e fazer análises para redirecionamento de ações.

Durante a visita, o presidente da Câmara propôs o reforço do policiamento por bicicletas na cidade, e o comandante do CPI-1 anunciou que a PM estuda o aumento desse efetivo para os próximos meses.

Gestão de qualidade – O Coronel Messias destacou que a PM tem se pautado pela gestão de qualidade, “permeada pelos direitos humanos e integrada aos princípios da sustentabilidade”. Ele afirmou também que a corporação tem buscado cada vez melhores resultados, com intensificação no planejamento das ações, manutenção preventiva das viaturas, treinamento, atualização e valorização do efetivo. “A polícia do futuro será resultado do avanço dos processos, a ponto de a corporação atingir a qualidade necessária para a conquista de uma certificação como o ISO 9000”, disse.

De acordo com o Coronel Messias, a PM atualmente tem reforçado a aproximação com a comunidade e parcerias com outros órgãos públicos para a reordenação urbana, proporcionando situações que evitem a prática de pequenas infrações, como poda de árvores e manutenção da iluminação pública, por exemplo. Quanto à ação criminosa, o novo comandante do CPI-1 afirmou que a Polícia Militar tem buscado provocar a inquietação dos infratores, com a presença constante nos locais por eles frequentados e a ação rápida após a prática do crime.

B.O. eletrônico – Durante a reunião, o vereador Diobel falou aos PMs sobre uma queixa recorrente dos munícipes, que é a demora para o registro do boletim de ocorrência. “Isso acaba desestimulando o registro de B.O.s”, disse.  Coronel Messias explicou que muitas vezes ocorre uma saturação do sistema, por causa dos inúmeros registros de perda e furto de documentos pessoais e celulares. Uma solução apontada por ele seria dar mais conhecimento à população da existência do B.O. eletrônico. “Muitas ocorrências simples podem ser registradas em uma lan house, por exemplo”, comentou o coronel. O site http://www.ssp.sp.gov.br/Bo/ traz mais informações sobre o sistema.

 

Graziela Marques / CMJ

O Cel. PM Messias, novo comandante do CPI-1/São José dos Campos, Ten. Cel. PM Sorge, Cap. PM Relder e pelo Cap. PM Alvim conversam com o vereador Diobel da Didol´s: aproximação com o Legislativo permite conhecer os anseios da população para o redirecionamento das ações da polícia

download