Vereadores homenageiam Irmandade de Misericórdia da Santa Casa pelos 169 anos

“Foi a irmandade quem manteve, com altruísmo, o hospital até hoje. Atuar na Santa Casa me faz sentir mais médico”, declarou o vereador Rodrigo Salomon (PSDB) na comemoração dos 169 anos da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de Jacareí, comemorados sexta-feira (22) na Câmara Municipal pelos vereadores, representantes do Poder Executivo, funcionários e voluntários que recordaram as lutas e vitórias vividas durante quase dois séculos no município.

Compondo a Mesa Diretora estava o presidente da Câmara Abner de Madureira (PR), o prefeito Izaias Santana, a superintendente da Santa Casa Elisete Sgorlon, o vereador Rodrigo Salomon (PSDB) e os representantes da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de Jacareí, Cleid Xavier Werner e Ricardo dos Santos Medici.

Estiveram presentes também os vereadores Aderbal Sodré (PSDB), Juarez Araújo (PSD), Lucimar Ponciano (PSDB), Márcia Santos (PV), Sônia Patas da Amizade (PSB) E Valmir do Parque Meia Lua (DC), além de 80 convidados.

Os homenageados pela Irmandade foram Cleid Xavier, Maria Lúcia Marina Paes e Ricardo Medici. Já pela Santa Casa receberam a homenagem Erinea Ramos, José Joácio Medeiros, Maria Lúcia da Silva Gomes e Judith Pedroso.

Para Maria Luiza Porto Mello, representante da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa, é o amor sacrificial que faz o diferencial do hospital. Segundo ela, a irmandade é desconhecida, mas foi quem sustentou o hospital de forma anônima, não só financeiramente, como também com ações cotidianas que vão do barbear, dar banho e ajudar pacientes a se alimentarem.

Elisete Sgorlon, superintendente do hospital, relembrou que antes se ouvia da população que quem se internava na Santa Casa iria morrer. “Hoje atingimos um nível de credibilidade junto à população que as pessoas começaram a doar e, junto com o trabalho dos voluntários, inauguramos hoje um centro de diagnósticos com esses recursos”.

 Pedido de desculpas – “Como prefeito, peço desculpas à Irmandade pelo erro da intervenção ocorrida desde 2003”, solicitou o prefeito Izaias Santana. Segundo ele a Santa Casa nasce da consciência cristã do bom samaritano, que exemplifica o amor ao próximo. “Quando o Poder Público realiza um ato de violência desses, retira da Santa Casa sua razão de existir”, continuou o prefeito.

Convidada pelo presidente da Câmara para encerrar a cerimônia, Márcia Santos declarou: “Bem-vindos à uma Santa Casa forte, solidária e nossa”.

 Requerimento – A Sessão Solene Comemorativa dos 169 Anos da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de Jacareí foi convocada a partir de requerimento subscrito pelos vereadores Rodrigo Salomon, Juarez Araújo, Aderbal Sodré, Lucimar Ponciano, Márcia Santos, Valmir do Parque Meia Lua e Sônia Patas da Amizade, conforme o artigo 82 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Jacareí.

Intervenção – A administração da Santa Casa está sob intervenção da prefeitura há 16 anos. Segundo o Boletim Oficial do Município 1225 de 16 de novembro de 2018, o processo deve encerrar-se em junho de 2019, data em que deverá ser devolvida à Irmandade.

Legenda: Funcionários e voluntários do hospital são homenageados em sessão solene

Crédito: Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest