O plenário da Câmara de Jacareí aprovou na sessão de quarta-feira (20) pedido de informações do vereador Valmir do Parque Meia Lua (DEM), que questionou a Prefeitura Municipal sobre os restos de chumbo depositados no interior da empresa Tonolli do Brasil Indústria e Comércio, em Jacareí.
No documento Valmir relatou proposta de Ação Civil Pública, feita pela Prefeitura de Jacareí contra a empresa, por deixar de cumprir o pacto judicial, mas questionou o posicionamento da administração municipal quanto ao assunto, assim como a possibilidade de outras providências que podem ser adotadas pela Prefeitura para minimizar os impactos ambientais e sociais cometidos pela Tonolli.
O vereador afirmou ser cobrado pelos moradores do Conjunto 22 de Abril sobre das providências adotadas para remoção do material do local.
“A empresa faz a queima do produto em dias quentes, produzindo grande quantidade de fumaça tóxica que perturba os moradores do entorno. Na época de chuvas, os resíduos destes produtos tóxicos acabam caindo no Rio Jaguari que desemboca no Rio Paraíba do Sul”, disse Valmir.
No dia último dia 15 o vereador foi até o local onde está instalada a empresa e constatou, novamente, a ocorrência da queima de chumbo sendo realizada dentro da unidade da empresa. “Esse é um problema que causa graves riscos, tanto à população quanto ao meio ambiente”, concluiu Valmir.