O plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão de quarta-feira (31) pedido de informações do vereador Valmir do Parque Meia Lua (União Brasil), que questiona o prefeito Izaias Santana sobre a retirada dos cobradores de ônibus do transporte público de Jacareí.
No documento, Valmir pergunta se existe alguma cláusula no atual contrato de concessão com a Jacareí Transporte Urbano (JTU) que atribua aos motoristas a responsabilidade da cobrança de passagem e se existe a possibilidade de contratação de cobradores para suprir a ausência destes profissionais no serviço do transporte público.
“Tenho recebido vários questionamentos de munícipes quanto à retirada de cobradores e catracas em vários ônibus do transporte público municipal”, disse.
Segundo o vereador, há situações em que se formam filas no embarque de passageiros, resultando em atraso nessas viagens em que a ação de um cobrador é necessária para cobrança da passagem e devolução do troco aos usuários. “Eu sou usuário do transporte público e já me deparei inúmeras vezes com este tipo de situação”, completou.
Ainda segundo Valmir, a falta de cobradores acaba sobrecarregando os motoristas de ônibus, podendo ocasionar acidentes nos casos em que o motorista, que deve sempre estar atento ao trânsito, “pode vir a colidir quando realiza vários trabalhos ao mesmo tempo, cobrando a passagem, sendo responsável por abrir e fechar a porta do meio para a entrada de cadeirantes, dentre outras atividades”, concluiu.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Valmir do Parque Meia Lua durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.