TV Câmara Jacareí é tema de pesquisa acadêmica da FAAP

Os conteúdos produzidos pela TV Câmara Jacareí atendem aos princípios de uma boa comunicação pública. Esta é a conclusão do trabalho de pesquisa acadêmica apresentada em fevereiro deste ano, em curso de pós-graduação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

A pesquisa foi realizada entre setembro e novembro de 2017 com o objetivo de analisar se os programas de conteúdo próprio, produzidos e veiculados pela emissora atendem às características e finalidades exigidas na comunicação pública e se o conteúdo entrega qualidade e satisfaz os anseios de seus telespectadores.

A característica número um desse tipo de informação é ser portadora do interesse geral, que elas coloquem o interesse público à frente do interesse particular. O que importa é que a informação seja fruto do debate público e propicie o debate público”, cita o autor da pesquisa Mario Celso Ruybal em argumentação teórica para definição do conceito.

Ruybal partiu das hipóteses de que os programas de conteúdo produzido pela TV Câmara de Jacareí atendem aos princípios de uma boa comunicação pública, têm qualidade e são atraentes, e abrangem diferentes públicos e seus interesses específicos.

Para comprovar ou refutar tais hipóteses, na etapa de aplicação da pesquisa foram analisadas 22 horas e 31 minutos do conteúdo de 52 episódios de 13 diferentes programas: Bom Dia Jacareí, Espaço Parlamentar, Notícias de Jacareí, Vota Cidadão, Contraplano, É Simples Assim, Gente em Destaque, Mestres da Cultura, Nosso Som, Colaboração, Dicas de Saúde e TV Câmara Entrevista e É Lei.

O material foi agrupado em quatro categorias distintas: não atende as premissas de uma boa comunicação pública, atende parcialmente, atende e atende totalmente.

Na conclusão o autor classifica que os programas de conteúdo próprio, produzidos e veiculados pela TV Câmara Jacareí atendem às características e finalidades exigidas na comunicação pública. “As dezenas de horas dedicadas à revisão da literatura sobre temas afins, à escolha do método, à estruturação da pesquisa, à seleção do material e à análise de seu conteúdo permitem responder que sim, o objetivo geral foi atingido”, diz Ruybal.

Ainda segundo o pesquisador, os programas Bom Dia Jacareí, Espaço Parlamentar, Notícias de Jacareí e Vota Cidadão constituem a essência do conceito, das características e das funções da comunicação pública, uma vez que são dirigidos à um amplo público-alvo, usam linguagem de fácil assimilação, são de interesse geral, propiciam o debate entre os cidadãos, informando esses sobre seus direitos e como são aplicados os recursos públicos.

Comunicação pública deve ser compreendida com sentido mais amplo do que dar informação. Deve incluir a possibilidade de o cidadão ter pleno conhecimento da informação que lhe diz respeito…isso inclui ter conhecimento de seus direitos, de saber como são gastos os recursos públicos, o motivo e o voto de um parlamentar, até a possibilidade de ter participação efetiva nas decisões sobre aquilo que é de interesse público”, conclui, em citação teórica.

Legenda – A emissora exibe ao vivo todas as sessões do Plenário, tornando público o debate a respeito do trabalho dos vereadores e de manifestações no âmbito regional e nacional

Crédito – Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest