O Plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão de quarta-feira (29) pedido de informações da vereadora Sônia Patas da Amizade (PL), que questiona o prefeito Izaias Santana sobre o atendimento de pacientes com COVID-19 na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Dr. Thelmo de Almeida Cruz.
No documento Sônia questiona o motivo da transferência dos atendimentos de casos de COVID-19 da Santa Casa de Misericórdia para a UPA Dr. Thelmo, o número de médicos que atendem na unidade, e como a Secretaria Municipal de Saúde pretende reorganizar a divisão de atendimento das crianças, adultos, idosos e suspeitos.
Segundo a vereadora idosos chegam a esperar mais de duas horas para o atendimento devido à demanda gerada pela transferência de pacientes. “E como fica a prioridade de atendimento para pessoas com mais de 60 anos preconizada pelo Estatuto da Pessoa Idosa”, questionou.
Ainda segundo a parlamentar a UPA não possui espaço suficiente para separar os pacientes por alas, de modo que acaba por serem misturados atendimentos de COVID-19 com outros, inclusive crianças.
“No dia que fui na Unidade 95% dos pacientes estavam com pulseira verde, quais os principais sintomas físicos que o munícipe precisa estar sentindo para receber a pulseira vermelha? Pergunto porque neste dia havia uma idosa com muita dor aguardando por atendimento há horas”, concluiu Sônia.
Confira todos os trabalhos protocolados pela vereadora Sônia Patas da Amizade durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.