“Ser professor é semear sonhos”, afirma professora em homenagem solene na Câmara

Reconhecimento é a palavra que exprime a sessão solene realizada na noite de quarta-feira (14), no Plenário da Câmara de Jacareí. A homenagem aos professores, mais do que a valorização da profissão, é o reconhecimento da importância do ato de ensinar, gesto que traduz a doação de cada um dos seis professores homenageados durante o evento.

Ser professor, mais do que simplesmente lecionar, é ser um semeador de sonhos no presente e no futuro dos seres humanos, é a construção simbólica de um mundo que existe para além dos muros da escola”, afirmou Quedima Gomes da Silva, professora de matemática da Escola Estadual Prof. Adherbal de Castro, uma das homenageadas da noite.

Além de Quedima, receberam diploma de mérito as professoras Ana Hiroko Aoke –também indicada da E. E. Adherbal de Castro –, Rosângela Divina Machado Saito e Regina Marta da Silva de Siqueira Martins, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor José Éboli de Lima, e as professoras Fátima Regina Campos Ferraz e Helena Priante de Oliveira, indicadas pelo Colégio Saint Exupery Pequeno Príncipe (SEPP).

Ao todo, 98 amigos e familiares compareceram às galerias da Câmara para acompanhar a solenidade, dirigida por uma mesa formada pelo presidente da Casa, vereador Arildo Batista (PT), e pelo secretário municipal de Educação, João Roberto Costa de Souza, autoridade que representou o prefeito Hamilton Mota.

Participaram da sessão os vereadores Antonele Marmo (PT), Paulinho do Esporte (PMDB), Rose Gaspar (PT), Ana Lino (PMDB), Edgard Sasaki (DEM), Valmir do Parque Meia Lua (PSD), Itamar Alves (PDT), Rogério Timóteo (PRB), Maurício Haka (PSDB) e José Francisco (PT) – este último escolhido para falar em nome dos demais parlamentares.

Tudo o que temos e aprendemos passa pelas mãos dos professores, que fazem, muitas vezes, o papel dos pais dentro da sala de aula. Obrigado por nos ajudar a perder o medo das coisas que não conhecemos, são conquistas que alcançamos através do conhecimento conduzido por profissionais como vocês”, afirmou José Francisco.

Na Tribuna, o presidente da Câmara enalteceu a importância da Educação para o processo de desenvolvimento humano, político e econômico da sociedade. “A educação é a ferramenta para construirmos uma sociedade mais justa, e a Câmara de Jacareí tem contribuído para este processo no que se refere à aprovação do Plano de Carreira do Magistério, e na formação e capacitação contínua dos professores da rede oferecidas no EducaMais Jacareí”, ressaltou Arildo.

Para o secretário de Educação da prefeitura, o ano de 2015 foi um período “celebrativo para os professores de Jacareí”. Segundo João Roberto, a elaboração do Plano de Carreira do Magistério é uma política de engajamento dos professores que “dignifica a profissão, garante igualdade e traça horizontes de melhorias para estes profissionais, afinal, todo país que deseja ser grande tem que construir condições dignas para o desempenho do ato de lecionar”, disse o gestor.

Homenagem – A sessão solene que presta homenagem ao professor já é uma tradição no Legislativo de Jacareí. Criado em maio de 1999, por meio do decreto legislativo nº 180/1999, de autoria do então vereador Pedro Motta, o evento é uma forma de prestigiar e valorizar aqueles que por sua trajetória cotidiana do “ensinar a aprender” acreditam que a educação seja um mecanismo de transformação e ascensão das condições socioeconômicas dos indivíduos.

Data – No Brasil, o dia 15 de outubro foi escolhido para celebrar o Dia do Professor. A data foi oficializada em 1963, por meio do decreto nº 52.682, no mandato de João Goulart, Presidente da República entre os anos de 1961 e 1964.

Segundo o texto da lei federal, “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino poderão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

Legenda – Vereadores de Jacareí posam ao lado das homenageadas em sessão solene realizada na noite da última quarta-feira (14), no Plenário da Câmara

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest