Rose Gaspar fala sobre gratuidade no transporte público com representante da EMTU

A vereadora Rose Gaspar (PT) recebeu na semana passada o representante da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Ernani Toledo Júnior. Entre outros assuntos, eles conversaram sobre a isenção de tarifas nos ônibus da empresa, benefício que é concedido para pessoas portadoras de deficiências ou que tenham sua capacidade de trabalho afetada por doenças incapacitantes.

De acordo com a legislação, pessoas com deficiência auditiva severa, visual ou múltipla, e portadores de tumores malignos, por exemplo, podem conseguir a gratuidade no transporte.

O interessado em obter a isenção deve fazer um cadastramento prévio na EMTU, no qual fornece foto, documentos pessoais e, principalmente, o atestado que comprove sua deficiência. Nesse atestado, deverá constar o número do CID (Classificação Internacional de Doenças) anotado pelo médico que fez a perícia.

A avaliação do médico é importante, pois o benefício é concedido conforme uma tabela específica de CID, sendo liberado para aqueles que realmente precisam”, informa Ernani.

Em Jacareí, entretanto, ainda não funciona um posto fixo de atendimento da EMTU. Os interessados, por enquanto, estão sendo atendidos por uma unidade móvel, a CAPES móvel, que se desloca até o centro da cidade, em determinados dias do mês.

Rose Gaspar considera que esse tipo de atendimento acaba causando alguns problemas para a população, pois, por um imprevisto, a pessoa acaba perdendo o dia de atendimento dessa unidade.

Farei o possível para ajudar a encontrar um espaço físico adequado na cidade para a realização do atendimento aos munícipes”, afirma a vereadora.

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Legenda – Vereadora Rose Gaspar recebe representante da EMTU

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest