O Plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão de terça-feira (14) pedido de informações do vereador Roninha (PODEMOS), que questiona o prefeito Izaias Santana sobre a responsabilidade do processo de aterramento do bairro Lagoa Azul, na região norte de Jacareí.
No documento, Roninha afirmou que existem denúncias de que o local recebe descarte de materiais contaminados, além de materiais secos e sólidos de entulhos. “O local foi utilizado por longo período para extração de areia e, após o encerramento dessas atividades, ficou por anos abandonado e oferecendo inúmeros perigos à população”, explicou.
Segundo o vereador, o local se encontra com sua capacidade de recebimento esgotada, já ultrapassando a altura limite da rua, trazendo medo e insegurança aos moradores que ali residem, posto que, em dias de chuva forte, o volume de água invade as ruas. “Em dias de chuva o lixo é esparramado pela via, trazendo risco de contágio por doenças e contaminação”.
Roninha explicou que um local foi disponibilizado para receber o descarte de entulho de obras e materiais secos, mas devido ao modelo de aterramento não existe espaço para vazão de água entre o terreno e as vias públicas. “Quero saber se existe alguma fiscalização na área, de quem é a responsabilidade desse aterramento e se existe fiscalização de risco por parte da Defesa Civil” questionou.
Ainda segundo o parlamentar, a população tem vivido com insegurança e sofrendo prejuízos, “pois não há espaço para o escoamento de água da chuva, que acaba invadindo as casas. Por isso cabe à Prefeitura fiscalizar e atuar para o aterramento não prejudique a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores”, concluiu.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Roninha durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.