O plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão de quarta-feira (2) pedido de informações do vereador Rogério Timóteo (REPUBLICANOS) que questiona o prefeito Izaias Santana sobre o prazo de entrega da praça Luiz Gonzaga Pinto da Gama, no Jardim do Marquês, região leste de Jacareí.
No documento, o vereador perguntou se existe cronograma para as obras da praça e qual a data prevista para entrega do espaço público aos moradores. Segundo Rogério, em setembro de 2021 a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei nº 12, que denominava três praças no Jardim do Marquês.
“Duas delas foram concluídas e entregues aos moradores. No entanto a praça Luiz Gama, localizada na Rua Marquês de Aracati, tinha previsão de entrega até o final de 2021, mas, até o momento, o espaço não foi entregue e sequer foi feito algum tipo de obra no local”, disse o vereador.
Luiz Gama nasceu em Salvador no ano de 1830, sendo filho de uma africana livre e de um fidalgo de família portuguesa. Nasceu livre, mas foi escravizado dos 10 aos 17 anos e tempos depois conseguiu comprovar através de documentos que havia nascido livre.
Foi militante, jornalista, jurista, escritor, poeta e romancista brasileiro. Como jurista, mesmo não sendo advogado formado, defendeu diversos escravos e negros libertos, onde conseguiu a alforria de mais de 500 negros cativos do Brasil.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lhe concedeu, em 2015, o título de advogado, reconhecendo a sua importância como jurista.
Luiz Gonzaga da Silva Gama faleceu em 1882 aos 52 anos em decorrência da diabetes. Em 2018 foi declarado Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil, conforme a Lei Federal n° 13.629, de 16 de janeiro de 2018.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Rogério Timóteo durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.