Rio Paraíba do Sul é tema do programa ‘Memórias de Jacarehy’

Você sabia que o traçado original do Paraíba passava longe do atual curso do rio? A história e curiosidades desta transferência de curso serão contadas pelo empresário e colecionador de fotos antigas da cidade Luiz José Navarro Cruz, no segundo episódio da nova temporada do programa ‘Memórias de Jacarehy’, que será exibido nesta sexta-feira, às 18h, durante o telejornal Notícias de Jacareí.

Rio Paraíba do Sul – O leito passava em outro traçado, na atual rua João José de Macedo, onde existia uma primitiva ponte com pilares de pedra. O rio foi desviado aproximadamente 400 metros por obra do escravocrata João da Costa Gomes Leitão, sob os protestos do 1º Barão de Jacareí, já que as águas do Paraíba passavam nos fundos de sua residência, local onde hoje está o INSS. Ao invés de Leitão mudar de casa, mudou o curso do rio.

O local onde ficava o rio ganhou o apelido de ‘Esmaga Sapo’, por conta do terreno encharcado e sujeito a inundações do Rio Paraíba. Depois de muitos aterros é que o local pode ser usado para construções, como a Praça dos Três Poderes.

Os episódios do ‘Memórias de Jacarehy’ serão reprisados durante a programação e estarão disponíveis no canal do Youtube (youtube.com/tvcamarajacarei) e também na página da TV Câmara Jacareí no facebook (facebook/tvcamarajacarei).

Todos os programas da TV Câmara Jacareí são transmitidos pelos canais 12 e 17 da TV a cabo NET, 61.4 UHF em sinal aberto digital e também pelo site www.jacarei.sp.leg.br.

Crédito – Valter Pereira/PMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest