Rebelião na Delegacia da Av. Siqueira Campos será tema de documentário da TV Câmara Jacareí

A TV Câmara Jacareí iniciou a produção de um documentário que recordará um dos acontecimentos mais traumáticos da história recente do município: a rebelião prisional da cadeia da Avenida Siqueira Campos, ocorrida em 14 de fevereiro de 1981.

A emissora jacareiense entrevistará pessoas ligadas ao episódio e buscará revelar, conforme os relatos, o que ocorreu no fatídico dia que resultou na morte sete pessoas, entre elas o advogado e vice-presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), Franz de Castro Holzwarth, além do policial militar Antônio de Oliveira e outros cinco presos.

Dentre os focalizados pelas lentes da TV estarão amigos e familiares de Franz, juízes, policiais e advogados que presenciaram o acontecimento, além do prefeito da cidade na época, Benedicto Sérgio Lencioni, e o jornalista Carlos Nascimento, que cobriu, pela Rede Globo, a rebelião.

As imagens da reportagem ficaram marcadas nas retinas de muita gente. “Foi um divisor de águas na minha carreira. Até hoje comentam comigo sobre aquilo”, disse Nascimento, em entrevista à TV Câmara, ao programa ‘Gente em Destaque’.

Produção – O documentário seguirá por dois caminhos distintos: primeiramente o antes, durante e depois da rebelião, ou seja, como tudo começou, a tensão nos momentos pré-tiroteio e a cobertura da Imprensa. De forma secundária, também será abordada a biografia de Franz de Castro que, aos 38 anos, morreu como mártir, além do seu processo de beatificação em andamento no Vaticano.

De acordo com os documentos analisados, Franz foi chamado às pressas no dia da rebelião e, como já visitava os detentos por sua atividade pela APAC e, consequentemente, conhecia-os bem, se ofereceu para ser trocado por um dos carcereiros feito como refém.

A estreia do documentário está prevista para fevereiro de 2022, quando o fato ocorrido completará 41 anos.

Preservação da memória – A TV Câmara Jacareí tem tradição em documentários que resgatam partes relevantes da trajetória de seu povo e personagens que deixaram legados na cidade, como ‘Caminhos da Santa’ (2008), ‘Bravos Paulistas’ (2009, sobre os derrotados na Revolução de 1932), ‘As Histórias do Preventório’ (2015, com os internos do Educandário, que abrigava filhos cujos pais estavam com lepra), ‘Alfredo Schurig: Cidadão Benemérito de Jacareí’ (2017) e ‘O que (h) ouve, Jobanito?’ (2018, é a biografia do jornalista João Baptista Deni Neto, figura bastante conhecida). Além disso, o ‘Memórias de Jacarehy’, interprograma do canal (pequenos filmetes), recordou os prefeitos jacareienses do século XX.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest