Projeto “Inconformados” pede melhorias na Praça do Parque Brasil ao vereador Fernando

Depois de uma longa e árdua e jornada de trabalho fica difícil encontrar ânimo para fazer uma caminhada ou uma corrida, ainda mais se o exercício for praticado às 22h30. Para muitos, deixar o conforto de casa para suar a camisa pelo esporte pode ser uma tarefa pouco ou nada atraente de acontecer, mas não para os “Inconformados”.

Este é o nome de um grupo de amigos de Jacareí que se reúne todas as noites ao redor da praça do Parque Brasil (região norte) com um único propósito: praticar atividade física.

A ideia surgiu do pastor Eduardo Mateus Fernandes, de 35 anos, morador do bairro Santa Maria. Ele conta que deixou a preguiça de lado e começou a caminhar depois que seu médico lhe deu uma notícia alarmante.

Ele (médico) me disse que do jeito que estava, eu poderia preparar o funeral que não passaria de mais alguns anos”, lembra Eduardo, que há dois anos pesava 146 quilos e adquiriu inúmeras doenças decorrentes da obesidade.

SEM DESCULPAS – Depois do diagnóstico, o pastor decidiu não se conformar com seu estado de saúde e partiu para ação. Começou a fazer caminhadas diárias pelas ruas do bairro sempre no fim da noite, já que os compromissos do dia a dia o impediam de praticar nos horários convencionais, de manhã ou no fim da tarde.

Não seria a desculpa de não ter tempo que me impediria de mudar o destino, aliás, o inconformismo não me deu espaço para inventar motivos para ficar em casa, preguiçoso, sedentário”, conta.

O inconformismo de Eduardo em busca da melhoria da qualidade de vida contagiou não apenas sua esposa, que começou a acompanhá-lo, mas também os vizinhos. “Quando eu ia sair de casa para caminhar sempre convidava os amigos para irem também, até que um dia, depois de tanto insistir, consegui convencer meu vizinho Alexandre a vir comigo”.

INCONFORMADOS – A partir de então, os primeiros passos, lentos e cansados de dores e exaustão, levaram os dois amigos a uma mudança de comportamento sem precedentes para a saúde e a autoestima. O corpo respondia ao estímulo e a vontade de se movimentar aumentava a cada passada, a cada quilo perdido. As dores musculares ficaram para trás, os pés e as pernas, como asas, trouxeram de volta ao corpo a leveza de um movimento livre, perdido nos tempos de criança.

Foi então que nasceu o Inconformados, quando percebemos que era possível fazer diferente, mudar a vida por nossos próprias atitudes. Como? Deixando o conformismo de lado e partindo para a ação”, conta Alexandre Cheque, 41 anos, topógrafo, um dos fundadores do projeto ao lado do amigo Eduardo.

Logo as caminhadas noturnas do Parque Brasil começaram a ganhar novos adeptos, outros inconformados que, da mesma forma como Eduardo e Alexandre, decidiram emagrecer suando a camisa pelos quatro cantos da praça.

A gente ia convidando um amigo aqui, um vizinho ali, e atualmente, o projeto tem mais de 40 participantes assíduos, que todos os dias caminham com a gente”, afirma Eduardo.

LEVEZA – Com o sucesso da caminhada, os criadores do projeto convidaram um colega profissional de Educação Física para auxiliar e acompanhar os praticantes no desenvolvimento das atividades. “Hoje, temos esse profissional que vai lá três vezes por semana orientar o grupo a respeito da importância dos alongamentos antes e depois da caminhada ou da corrida, assim como passar informações sobre os treinamentos e as formas de se exercitar”, diz o pastor. “Considero-me outra pessoa, emagreci 45 quilos e ainda quero perder mais 10”, conta vitorioso, Eduardo.

AUXÍLIO – Da mesma forma que o Educador Físico auxilia o grupo sobre a melhor forma de promover saúde, os criadores do projeto buscaram ajuda da Câmara de Jacareí para obterem melhorias de infraestrutura na praça do Parque Brasil.

Na tarde da última quarta-feira (8), Eduardo e Alexandre estiveram no gabinete do vereador Fernando da Ótica Original (PSC) para que o parlamentar intercedesse junto à Prefeitura para a execução de benfeitorias no local.

Entre os pedidos feitos ao vereador estão o reforço na iluminação pública, a instalação de uma barra de ferro para fazer alongamento, a colocação de um ponto na rede coletora para que seja possível beber água durante a caminhada e o reforço no policiamento ostensivo no entorno da praça. “São medidas simples que a prefeitura pode fazer e que vai ajudar muito todos aqueles que praticam atividade física no local”, afirma o pastor.

De acordo com o vereador Fernando, o pedido será atendido e nos próximos dias o seu gabinete encaminhará um documento à Administração Municipal indicando a realização dos serviços de infraestrutura na praça do Parque Brasil.  “Farei uma indicação ao prefeito pedindo as melhorias, pois acredito que a prática de atividade física promove saúde e eleva a qualidade de vida das pessoas”, ressalta o parlamentar.

REFORÇO – Já em relação ao reforço no policiamento, Fernando enviará um ofício ao 41º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), de Jacareí, solicitando que a reivindicação seja atendida pela corporação. “Espero contribuir para que o projeto cresça ainda mais e conquiste novos adeptos, afinal, saúde é bem que se constrói a cada dia”, conclui o vereador.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest