Presidente da Câmara faz vistoria em ambulâncias do SAMU de Jacareí

O presidente da Câmara Municipal, vereador Arildo Batista (PT), vistoriou na tarde de terça-feira (6), as quatro ambulâncias que farão parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), em Jacareí.

Os veículos, que estão alocados no pátrio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, foram entregues por representantes do Ministério da Saúde (MS) e aguardam a liberação dos documentos antes de entrar em operação.

De acordo com Arildo, três ambulâncias são do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) e uma tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), esta mais conhecida como UTI Móvel. “São ambulâncias equipadas para prestar assistência de urgência em diversos níveis de complexidade, dos níveis mais simples aos mais elevados”, afirma o presidente.

O parlamentar informou ainda que a previsão é de que o serviço de atendimento seja iniciado no mês de novembro, em Jacareí.  “As bases de suporte do SAMU já foram vistoriadas e aprovadas pelos técnicos do Ministério da Saúde, e as ambulâncias passarão por inspeção do órgão estadual de trânsito (DETRAN) para liberação da documentação”, ressalta.

Segundo informações do SAMU 192, as ambulâncias tipo suporte avançado possuem, além de material de consumo, um aspirador cirúrgico portátil, um respirador a volume, um monitor multiparâmetros, um oxímetro digital, além de medicamentos de cuidados intensivos e todo o material para imobilização, como colares cervicais, macas rígidas e KED (adulto e pediátrico).

Histórico – Em agosto de 2013, o município de Jacareí assinou um protocolo de intenções para a formação do Consavap para a implantação do SAMU em oito municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

O documento foi um passo fundamental para a implantação da assistência às urgências, em Jacareí. Segundo o consórcio, estão previstas, ao todo, 20 ambulâncias para atuar no sistema regional, que abrange, além de Jacareí, os municípios de Caçapava, São José dos Campos, Paraibuna, Monteiro Lobato, Jambeiro, Santa Branca e Igaratá.

O custeio estimado, baseado em dados do SAMU Regional da cidade de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, é de R$ 1,2 milhão por mês. No projeto regional, a implantação da Central de Regulação do SAMU foi aprovada pelo Ministério da Saúde e foi instalada no centro de São José dos Campos, no antigo prédio da Câmara Municipal, onde atualmente funciona o Centro de Operações Integradas (COI), da prefeitura.

Em Jacareí, o serviço contará com três bases operacionais, instaladas nos bairros Santa Cruz dos Lázaros (região oeste), Parque Meia-Lua (região norte) e Cidade Salvador (região leste).

Gestão – Em junho do ano passado, a Câmara de Jacareí aprovou um projeto de lei do prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), o qual permite à Administração Municipal qualificar como Organizações Sociais (OS) pessoas jurídicas de direito privado para a gestão do SAMU, em Jacareí.

O projeto, fundamentado nos termos da Lei federal nº 9.637, qualifica ainda como Organizações Sociais pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sociais sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde.

Regionalização – Fundado em 2014, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Vale do Paraíba (Consavap) é uma associação constituída sob a forma de pessoa jurídica de direito público que integra a administração indireta dos municípios de Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos.

O órgão tem por objetivo promover o desenvolvimento integral da saúde na região do Alto Vale do Paraíba, com melhoria das ações e serviços públicos de saúde,  articulando as ações públicas federais, estaduais e municipais, com apoio nas organizações da sociedade civil e na iniciativa privada.

A Região do Alto Vale do Paraíba possui uma extensão territorial de 3.824,63 Km² e uma população estimada pelo IBGE de 993.867 habitantes e faz parte da décima maior região metropolitana do País, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Legenda – Ao todo, Jacareí recebeu quatro ambulâncias do SAMU 192; três são do tipo Unidade de Suporte Básico (UBS) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA)

Crédito – Gabinete da Presidência/CMJ

 

 

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest