A Câmara Municipal realizou na noite de terça-feira (1º), solenidade para concessão de Título de Cidadão Jacareiense ao padre Messias Rochinski, conforme Decreto Legislativo nº 441/2021, de autoria da vereadora Maria Amélia (PSDB).
Na Tribuna o homenageado ressaltou a importância do exercício da política para a busca do bem comum. “Nós, cristãos, não podemos recusar a política. Ela é o único mecanismo capaz de corrigir as distorções inerentes da própria sociedade”, disse.
Ainda segundo Rochinski não há cidade permanente porque sempre existirá a necessidade da consolidação de novos direitos para a construção do bem comum. “Que as leis que regem a cidade sejam regidas pelas leis de Deus, buscando a igualdade entre os homens por meio da política e dos ensinamentos de Deus”, concluiu.
Filho de David Rochinski (in memoriam) e Doralice Crispim Rochinski, Messias nasceu no dia 06 de abril de 1973 em Guaíra (PR). Entrou no seminário em 2004 e fez pastoral nas paróquias São Benedito (Alto da Ponte), São José Operário (Jacareí), São João Bosco e Santa Inês.
Formado em Filosofia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté e Teologia pelo Instituto de Teologia e Filosofia Santa Terezinha em São José dos Campos, exerceu seu Ano Pastoral na Paróquia São Francisco de Assis. Foi Ordenado Diácono transitório pelo Bispo Diocesano Dom Moacir Silva, no dia 29 de junho, na Paróquia Espirito Santo, em São José dos Campos.
Segundo a autora do decreto, a concessão deste título é “uma forma de reconhecimento e agradecimento ao Padre Messias pelas ações em benefício da comunidade, especialmente a comunidade cristã, para quem sempre se dedicou a levar ensinamentos de fé, vida e cidadania”.
O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal, localizada na Praça dos Três Poderes, nº 74, e foi transmitido ao vivo pela TV Câmara Jacareí nos canais 39.2 UHF Digital, 12 da NET e pelo Facebook na página da TV Câmara Jacareí, e pelo canal do Youtube da TV Câmara Jacareí.