Em entrevista ao programa ‘Gente em Destaque’, da TV Câmara Jacareí, o ex-vereador José Francisco Ramos (2013-2017) afirmou que, se fosse hoje, não votaria favorável à implantação da taxa de iluminação em Jacareí.
A decisão, de 2015, segundo ele, prejudicou-o na reeleição. Em 2012, o ex-parlamentar foi eleito com quase dois mil votos – quatro anos depois, teve pouco menos de 400. “Estou sendo sincero. Não votaria favorável àquilo de novo. As pessoas passaram a me cobrar e criticar na rua”, disse. José, natural de Cristina (MG), mora em Jacareí desde a década de 1970, sempre no Parque Meia-Lua.
No bate-papo, que vai ao ar neste domingo (20), 21h, ele falou sobre a infância, passada no Paraná, e a chegada ao Vale do Paraíba – primeiro em São José dos Campos, depois, Jacareí.
“Meus pais eram da zona rural. Trabalharam muito e deram uma educação exemplar aos 5 filhos. Tenho orgulho de poder olhar para trás e observar que tudo o que eles nos ensinaram resiste até hoje. ”
A mãe morreu em 1987, aos 47 anos, vítima de câncer. José, como o filho mais velho, teve, de certa forma, ficar responsável pelos outros.
“Tive de zelar por eles, principalmente o caçula, que estava só com 12 anos. Mas acabou dando tudo certo.”
Sobre o período como vereador, além da polêmica taxa, ele diz ter lembranças boas. “Sou filiado ao PT há mais de 30 anos e jamais saí. Ao ser eleito, em 2012, procurei vir para aprender. Às vezes, pensamos uma coisa e, ao chegarmos, vemos outra. A experiência me fez ver que o vereador serve para fiscalizar o prefeito, propor ideias de projetos, e reivindicar melhorias para o município. Eu já fazia isso antes de vir para a Câmara, pois organizar muitos abaixo-assinados lá no Meia-Lua. E conseguimos resultados satisfatórios. ”
Não perca! É nos canais 12 da NET e 39.2 na TV aberta.