A vereadora Maria Amélia (PSDB) enviou requerimento ao secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, pedindo o aumento do número de vagas para atendimento a pacientes oftalmológicos em Jacareí.
No documento, protocolado junto à Mesa Diretora da Câmara na sessão de quarta-feira (8), Maria Amélia solicitou que a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) – que é a Central de Regulação do Estado de São Paulo da Secretaria de Estado da Saúde – priorize os pacientes que estão na fila de espera para procedimentos de Alta Complexidade.
“O CROSS tem ofertado uma pequena média de 1 a 2 vagas por mês em Jacareí”, disse a vereadora.
De acordo com informação da Secretaria Municipal de Saúde, em 2022 Jacareí teve 657 pacientes indicados para avaliação de retina, sendo 272 pacientes com indicação eletiva e 385 pacientes com indicação urgente.
“Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022 não foram disponibilizadas vagas para agendamento na especialidade de retina e, durante todo o ano de 2021, foram apenas oito vagas disponibilizadas”, completou a vereadora.
Segundo a parlamentar, o atendimento público de um paciente por um especialista pode demorar meses – após a consulta, o paciente ainda enfrenta a fila dos exames; depois, retorna ao oftalmologista e, só então, entra na fila da cirurgia.
“A demora para realizar a cirurgia torna o procedimento ainda mais delicado, tirando cada vez mais a autonomia da pessoa que, pouco a pouco, perde a visão e a alegria de viver”.
Confira todos os trabalhos protocolados pela vereadora Maria Amélia durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.