A vereadora Maria Amélia (PSDB) enviou indicação à Prefeitura de Jacareí solicitando uma ação coordenada entre as secretarias municipais para evitar o aumento do número de camelôs e ambulantes que atuam na região central do município.
No documento, protocolado junto à Mesa Diretora da Câmara na sessão de quarta-feira (29), a parlamentar explicou que a ação tem o objetivo de fazer com que permaneçam aqueles com situação cadastral regularizada em local próprio definido pela Prefeitura, principalmente nas Ruas Doutor Lúcio Malta e Alfredo Schurig e no calçadão da Praça Conde Frontin.
“Infelizmente, em decorrência da pandemia e das dificuldades financeiras, muitas pessoas perderam seus empregos e acabaram optando por ocupar as ruas como vendedores ambulantes, vendendo um pouco de tudo: frutas, brinquedos, doces, sapatos, perfumes, entre outros, com a justificativa de que precisam sustentar suas famílias”, disse Maria Amélia.
No entanto, a parlamentar afirmou que o comércio formal passou por dificuldades financeiras nos últimos meses, o que teria acarretado o acúmulo de dívidas, principalmente de impostos.
“Sabemos que a ocupação de espaços nas vias públicas divide opiniões e que estamos num cenário desafiador. Temos a certeza de que os motivos são justos e por isso a situação deve merecer especial atenção do Executivo no sentido de reordenar o trabalho informal na cidade”.
Segundo a vereadora, é necessário a promoção de diálogo entre os setores da municipalidade e os vendedores ambulantes sobre os locais destinados a este tipo de ocupação.
“É importante que os Poderes Públicos Municipais encontrem soluções, sejam criativos e apresentem propostas para ajudar a população a enfrentar essa grande e grave crise econômica e de saúde, a qual ansiosamente esperamos que seja vencida com a vacinação em massa”, concluiu.
Confira todos os trabalhos protocolados pela vereadora Maria Amélia durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.