Maria Amélia pede continuidade do Doa Jacareí ao Serviço de Hematologia e Hemoterapia de SJC

A vereadora Maria Amélia (PSDB) encaminhou Requerimento ao Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos (SHHSJC), solicitando a continuidade da ação “Doa Jacareí”, com a finalidade de facilitar a doação de moradores de Jacareí.

No documento, protocolado junto à Mesa Diretora da Câmara na sessão de quarta-feira (12) e assinado pelos demais vereadores, Maria Amélia explicou que desde dezembro de 2021, o Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos vinha desempenhando este importante trabalho de coleta de sangue em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacareí.

Essa parceria foi de extrema importância para os moradores, que antes precisavam se deslocar até São José dos Campos para fazer a doação de sangue. A ação já acontecia antes das tratativas iniciadas por mim, porém, após diversas reuniões realizadas em 2021, pudemos aumentar a periodicidade das coletas realizadas em nossa cidade”, disse.

Segundo a parlamentar, no início de 2022, as coletas eram mensais e, após um certo período, precisaram ser reajustadas para acontecerem um mês sim e um mês não, sendo essa a regra atual. Assim, em todos os meses “ímpares” foram realizadas as doações de sangue no espaço do Laboratório Municipal/Centro de Imagens em Jacareí, quando eram disponibilizadas 150 senhas.

É fundamental a continuidade desta parceria porque possibilita o aumento dos estoques de sangue do hemocentro (SHH) e colabora para que cada vez mais aumente o espírito solidário, tendo uma maior conscientização sobre a importância desse ato de doação, capaz de salvar vidas”, afirmou Maria Amélia.

O Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos conta atualmente com 10 agências transfusionais (onde são armazenadas as bolsas de sangue) instaladas nos maiores hospitais, entre eles a Santa Casa de Jacareí, o Hospital Municipal e o Hospital Regional de São José dos Campos.

Nesses locais, os funcionários do SHHSJC realizam os testes de compatibilidade sanguínea, garantindo que os pacientes recebam o sangue adequado, e monitoram eventuais reações advindas da transfusão.

Confira todos os trabalhos protocolados pela vereadora Maria Amélia durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest