
A vereadora Maria Amélia (PSDB) encaminhou Indicação à Prefeitura Municipal pedindo a implementação do software LIVOX nas escolas municipais de nossa cidade, para atender às necessidades dos alunos com espectro autista.
No documento, protocolado junto à Mesa Diretora da Câmara na sessão de quarta-feira (19), a parlamentar explicou que o aplicativo permite que pessoas com qualquer tipo de deficiência que impeça o processo da fala, como autismo ou paralisia cerebral, tenham autonomia na comunicação.
“Acredito que a integração do programa LIVOX nas escolas municipais não apenas fortalecerá a inclusão, mas também promoverá um ambiente educacional mais enriquecedor e acessível para todos os alunos”, disse.
Segundo Maria Amélia, na Legislatura anterior foram realizadas reuniões entre vereadores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de conhecer mais sobre o programa.
“Dada a inegável importância do LIVOX para o desenvolvimento dos alunos com qualquer tipo de deficiência, pedi que seja realizado um estudo aprofundado acerca do impacto financeiro que a implementação do programa traria aos cofres públicos”, afirmou.
Delegacia da Mulher e INSS – Na sessão, a vereadora também enviou dois requerimentos, um ao governador do Estado de São Paulo e outro ao presidente da República, pedindo o funcionamento 24 horas da Delegacia de Defesa da Mulher, e a ampliação do quadro de funcionários da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Jacareí, atualmente com apenas duas pessoas para atendimento, respectivamente.
Para a vereadora, é imprescindível o permanente atendimento durante 24 horas para agilizar e acolher as pessoas vítimas de violência por meio de medidas protetivas de urgência. “As equipes que atuam nas Delegacias de Defesa da Mulher são preparadas e treinadas para este fim e estão muito bem capacitadas para ampliar este serviço e prestar o melhor atendimento às vítimas”, completou.
Já a ampliação do quadro de funcionários da agência do INSS de Jacareí, Maria Amélia explicou que a medida reduziria as filas e possibilitaria a prestação de um trabalho mais humanizado para atender a demanda de nosso município, cuja população é de mais de 240 mil habitantes.
Segundo a parlamentar, as pessoas podem contar hoje com vários serviços nos canais remotos, como o Meu INSS e Central 135, entre outros, por meio dos quais o segurado pode receber orientações e informações, emitir sua senha do Gov.br e requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento.
“No entanto, é fato também que uma grande parcela da população ainda tem dificuldades com os meios digitais e busca o atendimento presencial para solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade”, concluiu.
Confira todos os trabalhos protocolados pela vereadora Maria Amélia durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.