Mais da metade dos moradores acima dos 18 anos assistem à TV Câmara, em Jacareí

Mais de 72.800 pessoas – 53% da população acima de 18 anos residente em Jacareí (IBGE 2013) – assistem ou já assistiram ao canal Legislativo da cidade. Esta é a constatação de uma pesquisa de audiência encomendada pela Câmara Municipal de Jacareí a pesquisadores da METRICA – Instituto de Pesquisa.

De acordo com os resultados, a faixa etária com maior concentração de audiência, com 40% do público total, dividiu-se entre 36 a 55 anos. Em relação ao gênero, há predominância masculina com 61% dos telespectadores, enquanto na classificação por renda predomina o público com renda mensal de um a cinco salários mínimos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Os hábitos de audiência e outros detalhes do perfil da população também foram analisados. Foi possível confirmar que o público mais interessado na programação do canal é o com maior tempo de residência em Jacareí: 78% possuem 20 anos ou mais de domicílio na cidade. Outro dado importante é que – apesar do sinal ser aberto – 56% assistem através de TV a cabo.

Outro dado que, com o tempo, pode significar um crescimento na audiência, é em relação aos motivos que levam a população a não assistir à TV Câmara Jacareí: 34% afirmaram desconhecer o canal. “Com estas informações podemos melhorar a grade de programação conforme o perfil de nossos telespectadores”, afirmou Davi Paiva, diretor da TV Câmara. 10% dos entrevistados disseram não ter acesso ao canal, enquanto 4% revelaram não gostar do conteúdo.

Além disso, 11% afirmam assistir diariamente ao canal Legislativo, enquanto 59% eventualmente. Os programas mais vistos são o Notícia de Jacareí – jornal semanal que exibe os principais acontecimentos da cidade – e a Sessão Ordinária. “Apesar da TV Câmara Jacareí ser reconhecida por transmitir conteúdo de diversas áreas, a população parece buscar cada vez mais o trabalho do político”, disse Elton Rivas, gerente de programação do canal.

Quando convidados a fazer sugestões para a TV Câmara, os pesquisados propuseram minimizar a repetição de temas e de programação; ampliar o diálogo com a população; melhor o sinal e ampliar a divulgação da TV, sugestão esta que converge com os dados sobre a porcentagem que desconhece o canal da cidade.

A pesquisa ouviu, no total, 1126 pessoas, na região central da cidade.

A TV Câmara Jacareí foi criada em 28 de abril de 2008 e, desde 2013, transmite informações 24 horas por dia. Há dois anos a TV passou a transmitir em sinal aberto no 61.4 UHF, além dos canais fechados 17 e 27 da NET.

Legenda – Equipe da TV Câmara Jacareí, emissora criada em abril de 2008 e que desde 2013 transmite informação 24 horas por dia em sua grade de programação

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest