Luís Flávio recorre ao Ministério Público devido ao mau cheiro no Aterro e demora na instalação de Usina Biodigestão

O vereador Luís Flávio (PT) protocolou uma representação na 7ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Jacareí solicitando instauração de inquérito civil para apurar o agravamento do mau cheiro do Aterro Sanitário, operado pela Concessionária Ambiental, e a lentidão na instalação de uma Usina de Biodigestão, previsto em contrato com a prefeitura.

O vereador já havia questionado a Prefeitura em pedido de informação protocolado em fevereiro deste ano. Em resposta, a Prefeitura afirmou que o mau cheiro ocorre devido a alternância entre as fortes chuvas ocorridas na região com a alta temperatura sofrida pela incidência dos raios solares, provocando o fenômeno da evaporação da umidade do solo. ”Isso somado à configuração atual do aterro, onde a área de descarga e trabalho diretamente voltada e nivelada com a comunidade local, durante a inversão dos ventos principalmente no período noturno podem levar partículas de odores de mau cheiro”, registra o documento.

O documento protocolado pelo vereador anexou um abaixo-assinado da comunidade com cerca de mil assinaturas de moradores dos bairros Cidade Salvador, Jardim Santa Marina, Parque dos Príncipes, Jardim Real e região, reivindicando providências para eliminar o constante mau cheiro e odor forte de azedo sentido nas ruas e residências, que se intensificou nos últimos seis meses e alterou a qualidade de vida da população.

“A empresa concessionária tem que resolver o problema do mau cheiro no Aterro e colocar em funcionamento com urgência a Usina de Biodigestão porque ela vai ajudar na eliminação do forte odor que prejudica os moradores. Estamos cobrando uma solução definitiva desse problema de saúde pública e ambiental que afeta a região Leste”, disse o vereador.

Usina Biodigestão

O contrato assinado em 2013 com a Prefeitura de Jacareí, prevê que a Concessionária Ambiental instale e coloque em operação uma Usina de Biodigestão para ajudar na eliminação e emissão de odor, reduzir o impacto ambiental no manuseio do lixo e aumentar o tempo de vida útil do Aterro Sanitário.

“A Usina de Biodigestão é muito importante porque tem como finalidade a redução da emissão de odor, além de aumentar a vida útil do Aterro Sanitário. Vai ser fundamental na redução do impacto ambiental causado pela operação e destinação final do lixo. A usina vai ajudar a preservar a saúde pública e melhorar a qualidade do Meio Ambiente em Jacareí”, afirmou Luís Flávio.

Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Luís Flávio durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest