O plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão de quarta-feira (1º) pedido de informações do vereador Luís Flávio (PT), que questiona o prefeito Izaias Santana sobre o desabastecimento de medicamentos na Farmácia Municipal e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jacareí.
No documento, Luís Flávio perguntou quantos e quais medicamentos estão em falta atualmente na Farmácia Municipal, além de qual a justificativa para o desabastecimento e a data prevista para reposição de estoque e disponibilização para uso da população.
“Conforme reclamação dos pacientes, estão em falta Diosmina 450 mg + Hesperidina 50 mg, Omeprazol 20mg, Espironolactona 25mg, Ácido Valpróico 250mg, Nitrofurantoína 100mg, Ácido Acetilsalicílico 100mg, Sinvastatina 20mg e Cloridrato de Sertralina 50mg”, disse o vereador.
Segundo Luís Flávio, os remédios em falta fazem parte da relação padronizada de medicamentos fornecidos pelo Município, e a paralisação do uso prejudica o tratamento, principalmente daqueles impedidos economicamente de adquirir nas farmácias privadas.
“As pessoas relatam que estes remédios eram disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde, mas atualmente estão disponíveis somente em farmácias conveniadas ao Programa Farmácia Popular do Governo Federal”, afirmou.
Ainda de acordo com o parlamentar é preciso saber se a Prefeitura transferiu a distribuição de medicamentos das UBS para o Programa Farmácia Popular do Governo Federal, quantos e quais medicamentos foram atingidos com a mudança, qual é a justificativa para alterar a distribuição das UBS para a rede de Farmácia Popular e desde quando essa decisão foi tomada pela Prefeitura.
“Em bairros que não possuam farmácias conveniadas ao Programa Farmácia Popular, qual é o procedimento que o munícipe deve seguir para retirar o medicamento prescrito”, concluiu questionando Luís Flávio.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Luís Flávio durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.