O vereador Luís Flávio (PT) protocolou requerimento na sessão de quarta-feira (30) direcionado ao governador do Estado de São Paulo, João Dória, solicitando urgência na reposição e disponibilização de 24 medicamentos em falta nas prateleiras da Farmácia de Alto Custo de Jacareí, bem como comunicando que o caso foi protocolado na Defensoria Pública do Estado.
De acordo com o vereador, a população relata que o problema se arrasta por algum tempo e está prejudicando o tratamento médico de muitas pessoas, devido à necessidade de uso contínuo de alguns remédios, pois a lista aumenta a cada mês e não há previsão de normalização na distribuição.
Luís Flávio já havia protocolado ofício denunciando o caso para que a Defensoria Pública notifique o Governo do Estado e normalize o fornecimento de medicamentos de alto custo em Jacareí para que pacientes não sofram interrupção nos tratamentos de saúde.
Foi fixada pelos funcionários do local, no portão da Farmácia de Alto Custo, uma lista com medicamentos em falta nas prateleiras e sem previsão de entrega aos usuários, que reclamam do problema que se arrasta por algum tempo.
Segundo o vereador, os 24 medicamentos em falta são variados, dentre eles estão os utilizados para os tratamentos de inflamação gastrointestinal, diabetes, deficiência de hormônio do crescimento e morfina para dores crônicas.
“O prejuízo a saúde pela falta dos remédios é algo incalculável na recuperação de pacientes porque muitos sofrem diariamente com sintomas diversos e dores pela falta dos medicamentos. A população de Jacareí não pode continuar sendo prejudicada pela má gestão na distribuição de remédios pelo Governo do Estado”, afirmou o vereador.
Lista dos remédios em falta na Farmácia de Alto Custo em Jacareí, na rua Purus nº 121, Jardim Paraíba:
- Abatacepte 250 mg
- Ácido ursodesoxicólico 300 mg /150 mg
- Atorvastatina 10 mg /20 mg
- Bezafibrato 400 mg
- Ciclofosfamida
- Dapagliflozina 10 mg
- Enoxaparina 40 mg
- Glicopirrônio 50 mg
- Hidróxido de ferro
- Insulina análoga de ação rápida (asparte)
- Isotretinoína 20 mg
- Leflunomida 20 mg
- Levetiracetam 250 mg
- Mesalazina 800 mg
- Micofenolato de mofetila 500 mg
- Miglustate
- Morfina 30 mg l.c (liberação controlada)
- Octreotida 10 mg / 20 mg
- Sacubitril/ valsartana – 24/26 mg 97/103 mg
- Somatropina 12 ui/ 4ui
- Teofilina 200 mg
- Teriflunomida 14 mg
- Ustequinumabe 45 mg
- Vedolizumabe 300 mg