Lucimar quer respostas em relação às áreas de segurança pública e cultural em Jacareí

A vereadora Lucimar Ponciano (PSDB) teve a aprovação do Plenário da Câmara para encaminhar ao prefeito municipal Izaias Santana dois pedidos de informação referentes a investimentos em segurança e reconhecimento de festas populares e religiosas como patrimônios imateriais.

Segurança“O município de Jacareí realiza estudos para a implantação de atividade delegada, realizando convênio entre a prefeitura e a Secretaria Estadual de Segurança Pública para que policiais militares desempenhem suas funções, nos dias de folga, em atividades como a fiscalização de uso e ocupação de solo, comércio clandestino, perturbação do sossego, entre outras”?

 Lucimar também pergunta se há projetos semelhantes que possam ser realizados pela Guarda Civil Municipal.

Patrimônio – Em outro documento, Lucimar considera que as festas religiosas e populares Folia de Reis, Moçambique, Dança de São Gonçalo e o Carnaval têm adesão popular porque envolvem as famílias jacareienses e já fazem parte do Calendário Cultural do Município, contando com apoio e incentivo da gestão de políticas culturais e reconhecimento da Fundação Cultural de Jacarehy.

A vereadora pergunta ao prefeito se existe a possibilidade de que o CODEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) possibilite o registro e reconhecimento da capoeira, Folia de Reis, Dança de São Gonçalo, Moçambique e o carnaval jacareiense como patrimônio imaterial da cidade.

Também indaga se há a possibilidade de inclusão da Semana Municipal de Reconhecimento da Cultura Popular, Bens e Patrimônio Imaterial no Calendário Cultural do Município.

Legenda: Pedidos de informação fizeram parte dos trabalhos da 3ª Sessão Ordinária, ocorrida quarta-feira (20)

Crédito: Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest