A Frente Parlamentar em Defesa dos Idosos esteve no Lar Frederico Ozanan, localizado na região central da cidade, na última quinta-feira de agosto (31) a fim de conhecer as dependências e necessidades dos internos da entidade.
Os vereadores Luís Flávio (PT), Abner de Madureira (PR), Dra. Márcia Santos (PV), Juarez Araújo (PSD) e um assistente do Dr. Rodrigo Salomon (PSDB), foram apresentados ao local que cuida de 61 internos, número que, segundo a assistente social Rosângela Vieira, ultrapassa em 11 a capacidade total da casa. Além desses, somam-se alguns poucos idosos que vêm para passar o dia na entidade.
A presidente da entidade, Maria Raymunda de Moraes, explicou que a maior fatia da saída financeira se destina ao quadro de funcionários que é composto por profissionais de saúde e cuidadores. As entradas ficam por conta da contribuição dos próprios internos, subsídios do governo federal e municipal e da realização de eventos com o fim de arrecadação. Além disso, recebem doações em forma de materiais como agasalhos, fraldas e alimentos vindos de empresas e de uma fundação vicentina de Pindamonhangaba.
Segundo observou o vereador Juarez Araújo, o Lar precisa de camas mais modernas adequadas às necessidades dos idosos, além de itens de necessidades rotineiras como materiais de higiene pessoal e alimentos. A assistente social expôs que outro desafio da casa hoje é melhorar o acesso interno, pois há degraus e lugares não totalmente adaptados à mobilidade reduzida de alguns moradores.
“É impressionante a dedicação das pessoas que atuam no local. É esse amor ao próximo que faz com o trabalho da casa, apesar das dificuldades financeiras constantes, sobreviva até hoje”, comentou Juarez ao saber que o Lar Frederico Ozanan possui 42 anos de existência na cidade de Jacareí.