Jovens vereadores são empossados pela Câmara Municipal em Sessão Solene

Com idades ente 12 e 14 anos, os adolescentes que compõem a Câmara Jovem 2017 estiveram presentes na Sessão Solene que lhes deu a posse do mandato para este ano. A cerimônia aconteceu na noite da última sexta-feira (31) no Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de todos os vereadores, além de cerca de 180 pessoas que lotaram as galerias, entre familiares, professores e colegas de turma dos eleitos.

Aberta a Sessão Solene, cada vereador jovem foi escolhido para acompanhar o mandato de um dos 13 vereadores da cidade através de sorteio. Em seguida, houve a votação da Mesa Diretora da Câmara Jovem que elegeu quatro integrantes que já haviam manifestado interesse em reunião anterior.

“Pelo jeito vocês já estão bem articulados”, expressou Sueli Nogueira, supervisora de ensino, representando a dirigente regional. “A experiência que vão vivenciar aqui vai solidificar a formação política de vocês”.

Lucimar Ponciano (PSDB), presidente da Câmara Municipal, direcionou uma parte de seu discurso para abordar as políticas inclusivas, tendo em vista que um dos participantes, Miquéias Beltrão, é deficiente auditivo e contou com a ajuda de tradutores de libras durante a solenidade.

“Precisamos nos abrir para Projetos de Lei que promovam a inclusão. Eu confio a cada vereador da casa a missão de ensinar esses jovens a fazer o trabalho com seriedade e a pensar em políticas públicas que melhorem a vida do cidadão”.

Escolhida para discursar pelos vereadores jovens, Marina Mendicelli, umas das sete vereadoras mulheres eleitas, expressou seu anseio e aspiração para todos os participantes: “nosso principal objetivo aqui é fazer a diferença hoje, enquanto vereadores jovens, e amanhã, quando estivermos fazendo nossas opções políticas nas urnas”.

Os vereadores jovens empossados foram Andressa Tavares que acompanhará a rotina de Aderbal Sodré (PSDB), Augusto Bagatinni que atuará com Arildo Batista (PT), Bruno Luiz Ferreira com Juarez Araújo (PSD), Caio Miguel Simões com Sônia Patas da Amizade (PSB), Gabrielle dos Anjos com Paulinho dos Condutores (PR), Júlia Galvão com Fernando da Ótica (PSC), Lucas Augusto Spis com Luís Flávio (PT), Marina Mendicelli com Valmir do Parque Meia Lua (PSDC), Miquéias Beltrão com Dra. Márcia (PV), Moisés Hora com Abner de Madureira (PR), Sara Soares com Dr. Rodrigo Salomon (PSDB), Sofia Romero com Lucimar Ponciano e Vitória Alves com Paulinho do Esporte (PSD).

Câmara Jovem – As 13 primeiras escolas que se inscreverem primeiro no processo Câmara Jovem, aberto a cada início de ano pela Câmara Municipal, podem participar do projeto. Este ano 3758 alunos participaram da votação que elegeu os 13 representantes. Oito escolas representadas são públicas.

O Decreto Legislativo 203/2003 que criou o projeto, de autoria da ex-vereadora Rose Gaspar (PT), já permitiu a realização de 14 “legislaturas” de vereadores jovens em Jacareí. Após a posse, os adolescentes conhecerão de perto o poder público e a rotina dos legisladores da cidade. Em dezembro, quando se encerra o mandato, eles realizam uma Sessão Ordinária com seus trabalhos regulares e apreciam um Projeto de Lei.

Os colégios representados este ano foram: Colégio Alcance, Colégio Anglo Jacareí, Colégio SEPP, Escola Estadual Dr. Francisco Gomes da Silva Prado, Escola Estadual Professor Adherbal de Castro, Escola Estadual Professor João Cruz, Escola Estadual João Feliciano, Escola Estadual Professor João Victor Lamanna, Escola Estadual Professora Amância Dias Sampaio, Escola Estadual Professora Celisa Mercadante Faria, Escola Estadual Professor Silvio José Secco, Instituto de Educação Thereza Porto Marques e Instituto Máximo de Educação.

Legenda: Vereadores jovens são empossados e acompanharão a rotina dos vereadores até o encerramento do projeto em dezembro
Crédito: Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest