
O plenário da Câmara Municipal aprovou, na sessão de quarta-feira (12), pedido de informações do vereador Gabriel Belém (PSB), que questionou o prefeito Celso Florêncio sobre a retirada da rotatória prevista no projeto original do prolongamento da Avenida Eng. Davi Monteiro Lino até a Via Oeste, em São José dos Campos.
No documento, Belém explicou que o projeto inicial previa a construção de uma rotatória que permitiria o acesso direto do Distrito do Parque Meia Lua e dos bairros Jardim Conquista, MaderVale, Lagoa Azul I e II à nova via.
“No entanto, a Prefeitura alterou o projeto e removeu a rotatória, e segundo declarações do Secretário de Mobilidade Urbana, a decisão estaria relacionada à cessão da área para a empresa CCR, responsável pela duplicação da Rodovia Presidente Dutra”, disse Gabriel.
Segundo o parlamentar, a Prefeitura precisa esclarecer se houve algum estudo de impacto sobre como essa alteração afetaria os moradores da região norte; se a rotatória chegou a entrar em fase de construção antes da decisão de removê-la do projeto, quais os custos investidos na estrutura antes da interrupção da obra; se a alteração trará novos custos para a Prefeitura; e se a administração municipal confirma que a remoção da rotatória ocorreu devido a exigências da CCR ou da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
“Essa alteração impacta diretamente cerca de 30 mil moradores, que agora precisarão aguardar a execução de uma segunda fase do projeto, ainda sem prazo definido, para garantir o acesso adequado à Via Oeste”, afirmou.
Ainda no documento, Gabriel questionou qual será a rota alternativa para os moradores do Distrito do Parque Meia Lua e dos demais bairros afetados acessarem São José dos Campos até que a alça de acesso seja construída; e qual o prazo previsto para a execução da Fase 2 da obra, que prevê a alça de acesso definitiva para os bairros afetados.
“Com a nova configuração da obra, os principais beneficiados serão os motoristas que vêm de São José dos Campos e os moradores de outras regiões da cidade, enquanto aqueles que residem às margens da rodovia continuam sem um acesso facilitado”, concluiu Belém.
O prefeito municipal tem 15 dias para responder aos questionamentos do vereador, podendo, com justificativa, ser prorrogado por prazo determinado.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Gabriel Belém durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.