Estudantes da rede pública e particular assumem mandato do Câmara Jovem 2023

A Câmara Municipal realizou na noite de segunda-feira (26) sessão solene para posse de estudantes das escolas da rede pública e particular de Jacareí, eleitos para o exercício do mandato de vereador na 15ª edição do projeto Câmara Jovem.

Foram empossados vereadores os adolescentes Adoniram Carey de Oliveira, da Escola Estadual (E.E) Prof. João Cruz, Cesar Augusto Luggeri da Silva, da E.E Prof. Maria de Lourdes Vilela, Davi Zuanon Rodrigues da Silva, da E.E Prof. João Feliciano, Erik Yukio Miasake, do Colégio SEPP, Gabriel Willian Ferreira, da E.E Prof. Maria de Lourdes Vilela, Gabriella de Souza Cristo, do Instituto Educacional Marques Moraes, Isabella Ramos Gonçalves Cursino, da E.E Prof. João Cruz, Isabely Ferreira Corrêa, da E.E Dr. Francisco Gomes da Silva Prado, João Gabriel Rodrigues de Lima, também da E.E Dr. Francisco Gomes da Silva Prado, Maria Eduarda de Souza Siqueira, da E.E João Feliciano, Maycon Vitor Lima Romano, da E.E Dona Benedita Freire de Macedo, Sophie Correia Curty, da E.E Prof. Dorothóveo Gaspar Vianna e Victória Sumiko Hirata, da E.E Prof. Amância Dias Sampaio.

Durante o evento também foi realizada votação para eleição de Presidente, 1º e 2º Secretários e Vice-Presidente, sendo eleitos Isabelly Corrêa para o cargo de Presidente, João Gabriel Rodrigues da Lima e Maria Eduarda de Souza Siqueira, que ocuparão, respectivamente, os cargos de 1º e 2º Secretários, e Isabella Ramos Gonçalves Cursino para o cargo de Vice-Presidente do Câmara Jovem.

Criado pelo Decreto Legislativo nº 203, de autoria da ex-vereadora Rose Gaspar, os vereadores foram escolhidos por voto direto dos alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares participantes do programa.

Funcionamento – Anualmente, a Câmara Municipal encaminha ofício a todas as escolas públicas e particulares de Jacareí, informando o prazo de inscrição e as condições para que as unidades de ensino interessadas façam a indicação de seus estudantes.

Conforme o decreto, cada escola participante elege o seu “vereador jovem” através do voto direto dos alunos. A cada ano revezam-se alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, e, em função do número de vereadores existentes na Câmara de Jacareí, apenas 13 estudantes eleitos são inscritos por ano, um de cada estabelecimento de ensino.

Legislatura – O mandato dos vereadores jovens termina no mês de dezembro. Nesse período, cada um deles acompanha a agenda dos vereadores da Câmara de Jacareí. Estão previstas ainda atividades que auxiliem na formação dos jovens, como noções gerais sobre a estrutura administrativa do município e o conhecimento das atividades do Legislativo, a função desempenhada pelo parlamentar e o papel de um representante da população no poder municipal.

Também são programadas visitas monitoradas à Prefeitura, ao Fórum, aos órgãos de comunicação e às indústrias da cidade. No final da Legislatura, os Vereadores Jovens apresentarão seus Projetos de Lei, Decretos, Moções, Requerimentos ou Indicações.

Além da possibilidade de criar, sugerir e aprovar projetos, a Câmara Jovem é uma ferramenta que propicia ampliar e solidificar a participação política de crianças e jovens alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e particular de Jacareí, permitindo aos alunos vivenciar o cotidiano de um ambiente Legislativo, assim como a participação em temas e debates que envolvem o interesse da população da terceira maior cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

A solenidade de posse do Câmara Jovem 2023 foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí nos canais 39.2 Digital, 12 da NET e também pelo Youtube e Facebook da TV Câmara Jacareí.

 

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest