“Estamos resgatando nossa reputação de Athenas Paulista”, diz Paulo Esper em homenagem

A Câmara Municipal de Jacareí, através de Decreto Legislativo de autoria do vereador Edinho Guedes (PMDB), concedeu na tarde de sábado (17) o “Título de Cidadão Benemérito” ao tenor Paulo Abrão Esper, 48 anos, natural de Jacareí e com grande trajetória no ramo musical.

Paulo, que além de cantor lírico é produtor artístico e diretor cênico, iniciou seus estudos de canto em 1984 e, em seguida, cursou especializações em Buenos Aires e Barcelona. Durante sua trajetória musical, Esper montou a Cia Ópera São Paulo – que promoveu encenações de óperas, recitais e concertos –, sendo responsável, inclusive, pela vinda de importantes cantores líricos ao Brasil.

O tenor ainda foi o idealizador, em 1993, do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, realizado anualmente em São Paulo e Jacareí, além do Festival Nacional de Canto Aldo Baldin, em 1998, do qual foi diretor artístico até 2003.

A solenidade ainda teve a apresentação da cantora lírica Dalva Esper Nader, que é prima de Paulo Esper e inspiradora de sua trajetória musical. Dalva, juntamente com a pianista Raquel Bigareli, interpretaram as canções Cantiga de Nossa Senhora e Valsa de Melba.

O diretor artístico do Teatro São Pedro, Luiz Fernando Malheiro, também marcou presença no evento, chegando a afirmar que “a quantidade de talentos revelados por Paulo é incontável”. Além dele, o gerente da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, Ailton Tenório, e o vereador Antonele Marmo (PT) também compareceram à sessão.

Após receber a honraria de Cidadão Benemérito de Jacareí, Paulo se emocionou ao ouvir os aplausos das aproximadamente 100 pessoas que compareceram à solenidade.

“Hoje é um dia especial por receber essa homenagem na cidade em que luto por uma cultura mais elevada. Jacareí é berço de grandes nomes, em inúmeras áreas artísticas, como na música erudita, popular, no samba, nas esculturas, artes plásticas, bailarinos e por aí a fora. Estamos resgatando nossa reputação de outrora Athenas Paulista e isso é motivo de orgulho para nós”, discursou Paulo.

O vereador Edinho Guedes, autor do decreto que concedeu a homenagem, afirmou a importância de prestigiar os “filhos de Jacareí”.

“A virtude de compartilhar o seu talento e fazer com que outras pessoas possam, através do exemplo, desenvolvê-lo, é o maior dom, não só de um jacareiense, mas de um ser humano. Eu não tenho dúvidas que o trabalho deste homem está sendo reconhecido nesta Casa, embora tardiamente, mas estamos fazendo a nossa justiça legislativa, eternizando o seu exemplo”, discursou Edinho.

Legenda – Paulo Esper recebe homenagem na presença de parentes, amigos e convidados

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest