Empresas recebem título ‘Empresa Cidadã 2016’ em noite solene na Câmara

A Câmara Municipal de Jacareí realizou na noite da última sexta-feira (18) sessão solene para entrega do Selo Empresa Cidadã 2016, outorgado anualmente às instituições que apresentam padrões satisfatórios de qualidade em seus balanços sociais.

Cerca de 50 pessoas compareceram às galerias da Casa para acompanhar a solenidade de premiação das empresas Cebrace Cristal Plano, Faculdade Anhanguera de Jacareí, Fibria Celulose, Freudenberg Não-Tecidos, Heineken Brasil, Jacareí Transporte Urbano (JTU), Latecoere do Brasil Indústria Aeronáutica, Uniodonto – Cooperativa Odontológica de Jacareí, Wana Indústria e Comércio de Produtos Químicos e White Martins Gases Industriais.

Além da concessão do Selo às empresas, também foram homenageados, com o diploma de ‘Trabalhador Cidadão’, profissionais que se destacaram em suas atividades ao longo do ano, em cada uma das empresas selecionadas. Foram eles: Ailton Ribeiro Mota, Cléo Andrade da Silva, Ângela Machuca Dias, Antônio Carlos Rodrigues, Cristiano Franco Dias, Suminori Yabuki, Rodrigo Alberto de Deus Medeiros, Cristiano de Castro Silva, Ana Cláudia da Silva e Alberto Carlos Inácio.

Em seu discurso na Tribuna, Ângela Machuca Dias reforçou a importância da responsabilidade individual diante das ações do cotidiano coletivo. “Fazer coisas boas vale a pena porque são as coisas boas que movem a sociedade rumo ao desenvolvimento sustentado”, disse a funcionária da Fibria, que falou em nome dos trabalhadores homenageados.

Participaram da Mesa Diretora da sessão, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Augusto de Sant’Anna, o diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) de Jacareí, Ricardo de Souza Esper, e a vereadora Rose Gaspar (PT).

O Selo Empresa Cidadã foi criado para difundir a responsabilidade social das empresas que investem no bem-estar e desenvolvimento dos profissionais e em ações que beneficiem a comunidade local.

Empresa Cidadã – O Selo foi instituído pelo Decreto Legislativo 196, de 19 de novembro de 2001, de autoria da vereadora Rose Gaspar (PT). Já a premiação do Trabalhador Cidadão foi criada pelo Decreto Legislativo nº 311, de 25 de maio de 2011, também de autoria da vereadora Rose Gaspar (PT), como reconhecimento aos trabalhadores que contribuem para que as empresas para as quais trabalham tenham destaque.

Durante a homenagem, Rose utilizou a Tribuna da Câmara para agradecer a todos os envolvidos na execução do evento, desde 2002. “Nós tivemos muitas alegrias nestes 12 anos de criação do Selo. Eu acredito nas pessoas e acredito que é sempre possível melhorar e construir uma sociedade melhor”, afirmou.

Ainda segundo a autora do evento, “vale a pena acreditar nas pessoas, vale a pena investir nas pessoas porque se nós não formos cidadãos melhores nós não seremos uma sociedade melhor”, concluiu Gaspar.

Os padrões exigidos pelo decreto para a seleção das empresas baseiam-se em três pilares: o padrão do perfil social dos empregados, que, entre outros requisitos, inclui questões como a contratação de pessoas com necessidades especiais; padrão de atendimento às cláusulas trabalhistas, que abrange temas como atenção aos filhos dos trabalhadores e incentivo a práticas esportivas; e padrão das relações com a comunidade, que avalia as ações de preservação ao meio ambiente, incentivo pleno da cidadania entre outros.

A Comissão responsável pela avaliação e atribuição do Selo é composta por entidades representativas da sociedade civil, membros do Legislativo, representantes do meio empresarial, trabalhadores, organizações não governamentais e órgãos de defesa do consumidor.

Foto – Homenageados ao lado da vereadora Rose Gaspar (ao centro), durante outorga do título “Empresa Cidadã 2016”, na noite da última sexta-feira (18) na Câmara de Jacareí

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest