Em audiência, Prefeitura apresenta projeto para modernização do transporte público em Jacareí

A Câmara Municipal sediou na noite de quinta-feira (23) audiência pública para discussão do resultado de estudo que visa modernizar e integrar as linhas que envolvem o sistema de transporte público coletivo, em Jacareí.

Durante o evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, foi apresentada pesquisa realizada durante o mês de novembro de 2016, através de banco de dados originado da bilhetagem eletrônica de passageiros das linhas 03, 05, 10, 15, 19 e 26, com o objetivo de remodelar os desenhos das linhas, readequando a integração do sistema.

“Devido à complexidade do sistema de transporte público, a cidade foi dividida em 85 zonas nas quais foi possível identificar, pelo uso da bilhetagem eletrônica, a hora de utilização dos serviços por parte dos passageiros, assim como os seus locais de origem e destino”, disse o secretário-adjunto de Mobilidade Urbana, Rafael Júlio.

Ainda segundo o secretário-adjunto, o objetivo da pesquisa é remodelar os desenhos das linhas, readequando a integração do sistema. “Para tanto, dividimos a implantação em três etapas, sendo a primeiro Operacional, que envolve aproximadamente 450 mil passageiros transportados no mês de novembro de 2016”, explicou Rafael.

O número, segundo o gestor, corresponde a 33,8% do total de passageiros transportados por mês.

Para esta etapa, a proposta consiste em ofertar maior número de viagens, utilizando um melhor aproveitamento dos veículos no seu contra fluxo (volta) nos horários de pico de manhã e tarde das linhas Cidade Salvador – JB, Parque Imperial – General Carneiro, Bandeira Branca – General Carneiro, Conjunto São Benedito – Vila Garcia e Jardim do Portal – General Carneiro.

A primeira etapa tem caráter piloto e, caso aprovada pelos passageiros, servirá de modelo para as demais regiões da cidade.

Questionamentos – Presente na audiência, o vereador Paulinho dos Condutores (PR) questionou as informações apresentadas pelos gestores da pasta de mobilidade urbana de Jacareí. “A JTU vai aumentar o percurso, mantendo o mesmo número de carros”, perguntou o vereador.

A JTU é a empresa concessionária do transporte público coletivo em Jacareí.

Para Paulinho dos Condutores, a consequência dessa remodelagem poderá aumentar o tempo de espera dos passageiros no ponto. “Não adianta fazer interligação das linhas, colocando menos ônibus porque isso vai prejudicar a disponibilidade de horários”, afirmou.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest