Edinho pede a ministro que centro de ensino seja elevado à condição de Reitoria

Um requerimento do vereador Edinho Guedes (PMDB) pede ao Ministro da Educação, Cid Gomes, que o atual campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em Jacareí, seja constituído como Reitoria da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

No documento, assinado pelos demais vereadores do Legislativo Municipal durante a sessão da última quarta-feira (4), Guedes justifica que “a proposta irá favorecer a eficiência na gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo”.

Ainda segundo o vereador, a cidade de Jacareí é a que possui o mais novo e melhor estruturado Campus entre os 39 municípios da região, localizado em posição logística estratégica, e estritamente favorável, o que facilita o deslocamento e o acesso de todos os membros de outro campus a esta nova sede administrativa proposta”, diz Edinho no requerimento ao ministro.

IFSP – É uma autarquia federal de ensino, que durante seus 105 anos de história, recebeu, também, os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia.

Com a mudança, o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Além dos cursos presenciais, o IFSP oferece os cursos Técnicos em Administração e em Informática para Internet e, a partir de 2012, o superior de Formação de Professores na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 campi e mais quatro mil alunos nos 19 polos de educação à distância distribuídos pelo estado de São Paulo.

Legenda – Autor do requerimento, Edinho Guedes faz apresentação durante sessão realizada na última quarta-feira (4), no Plenário da Câmara de Jacareí

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

 

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest