Edinho Guedes quer saber o valor da dívida pública de Jacareí

O vereador Edinho Guedes (PMDB) questionou o Executivo Municipal sobre o montante da dívida pública do município, inclusive com a liberação de dados como os valores totais das dívidas Pública, Flutuante e Fundada de Jacareí.

No documento, aprovado em Plenário durante sessão da última quarta-feira (9), o vereador definiu o significado de cada termo: Dívida Pública é aquela proveniente de financiamentos não cobertos com a arrecadação; já a Dívida Flutuante é contraída por um breve e determinado período de tempo, ou seja, inferior a doze meses; e Dívida Fundada são contratos de empréstimos ou financiamentos que geram compromissos superiores a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrios orçamentários ou a financiamento de obras e serviços públicos.

Edinho justificou o questionamento tendo em vista a atual crise econômica pela qual atravessa o país. Segundo ele, a crise não é uma possibilidade, mas sim um fato, dependendo apenas da data certa para acontecer na cidade.

Crise hídrica – Outra questão levantada pelo vereador, também por meio de Pedido de Informações, trata da crise de água nos reservatórios do Rio Paraíba do Sul. Segundo ele, as represas de Santa Branca, Paraibuna, Jaguari e Funil caíram aproximadamente 12,23% em relação ao ano passado.

Além disso, o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) adquiriu 10 bombas, com o objetivo de melhorar a produção e o tratamento de água, e mais oito bombas para operação em boias flutuantes caso haja baixa vazão do Rio Paraíba do Sul. Esse total somou 872 mil reais, oriundos de um convênio com a Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap).

Tendo exposto isso, Edinho perguntou quais as ações emergenciais previstas pela Prefeitura para a manutenção do serviço de captação e distribuição de água para a população e se há alguma novidade nesse sentido.

Outra questão é se existe alguma ação educativa prevista para incentivar a racionalização da água por parte da população e se há a previsão de quais bairros serão os mais atingidos com a escassez de água. Por último, o legislador perguntou se existe um plano emergencial para amenizar o iminente problema.

“O problema mais grave enfrentado em todo o país é a escassez de água e todos os esforços devem ser concentrados por parte do Poder Público, para a busca de soluções”, observou o vereador.

Legenda: Vereador Edinho Guedes expõe seus Pedidos de Informação no Plenário da Câmara

Crédito: CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest