Um pedido de informações do vereador Edgard Sasaki (PSDC) questiona o prefeito Hamilton Mota sobre a falta de execução de serviços de manutenção e limpeza de fossas sépticas em residências atendidas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), localizadas em bairros que não possuem rede de esgoto em Jacareí.
Criada em 1976, o SAAE é uma autarquia municipal responsável, entre outras coisas, pela execução de políticas públicas voltadas ao saneamento básico para captação, tratamento e distribuição de água, e coleta e tratamento de esgoto em Jacareí.
No documento, aprovado em Plenário durante sessão da última quarta-feira (6), o parlamentar questiona por quais motivos o SAAE deixou de prestar o serviço de limpeza de fossas, se há previsão para retomada do atendimento e se haverá abertura de processo de licitação para a contratação de empresas terceirizadas para a realização do serviço.
“O SAAE faz o serviço de limpeza de fossas em residências localizadas em vias públicas que não possuem rede de esgoto, mas há um bom tempo, a autarquia deixou de fazer este serviço sem nenhuma justificativa aos munícipes”, explicou Sasaki.
Segundo o vereador, devido à falta de atendimento por parte da autarquia, os moradores têm encontrado dificuldades financeiras para contratar empresas particulares prestadores deste tipo de serviço.
“Os valores cobrados são muito altos, as pessoas não conseguem pagar, por isso é preciso saber quando o SAAE vai retomar a limpeza das fossas e resolver o problema”, concluiu Edgard.